Filmes

Avatar | James Cameron diz que filme gerou muitas imitações

James Cameron afirmou em entrevista ao site Vulture que seu filme Avatar, a maior bilheteria de todos os tempos, “inspirou” várias produções do cinema dos últimos anos.

“Eu acho que tem gerado uma série de imitadores. Eu vejo pedaços do DNA de Avatar em outros filmes, em termos de visual, concepção e assim por diante. Definitivamente o filme mostrou as pessoas o que é possível se fazer com CGI [computação gráfica], algo consistente. E deixou um legado, que as pessoas querem ver mais”.

Atualmente, Cameron prepara quatro sequências de uma só vez e na mesma entrevista, o diretor se diz confiante de que sua franquia se manterá relevante e atual:

“Avatar não teria qualquer relevância se não fosse uma refração através de uma lente de fantasia ou ficção científica das coisas que estão acontecendo em nosso mundo – o confronto na reserva índigena de Standing Rock entre nativos americanos e as autoridades, que está acontecendo neste momento, é só um exemplo do tipo de coisas que Avatar representa, metaforicamente. Também trata da nossa relação com a tecnologia e como somos agora uma sociedade mais urbanizada do que costumávamos ser. Estamos muito, muito aquém do espelho de nossa própria tecnologia, e eu acho que parte de nós está ansiando para que haja uma reconexão com a natureza, e é isso que os filmes de Avatar nos lembrará”.

James Cameron também acredita que grande parte do sucesso de Avatar se deve à sua não limitação de público:

“Avatar foi feito para pessoas de 8 a 80, não tem um público-alvo. E acho que isso foi o maior responsável pelos US$ 3 bilhões [arrecadados pelo filme], porque tem um alcance muito amplo. Eu diria que o filme é para qualquer um com uma imaginação”.

James Cameron dá detalhes da trama das sequências
Vilão do primeiro filme confirma retorno para Avatar 2
Avatar 2 começa filmagens no primeiro dia de 2017

Avatar 2, 3, 4 e 5 levarão nove meses para serem rodados – portanto as filmagens vão durar entre janeiro e setembro de 2017. As sequências chegarão aos cinemas em 2018, 2020, 2022 e 2023.

Zoe Saldana e Sigourney Weaver já tiveram seus retornos confirmados para a quadrilogia, assim como o diretor James Cameron.

James Cameron adiou sequências de Avatar para não concorrer com Star Wars

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.