Star Trek IV – A Volta para Casa estreou em 26 de Novembro de 1986, há exatos 30 anos. O filme, que foi o mais lucrativo da franquia até J.J. Abrams assumir o filme de 2009, foi um sucesso entre fãs da série e audiência em geral.

“Eles sabiam que queriam fazer um filme que falava sobre o meio-ambiente. Eles sabiam que queriam incluir baleias. Eles tinham noção que viagem no tempo também entraria. Mas era basicamente o que eles tinham”, afirma o roteirista Steve Meerson que escreveu o filme ao lado de Peter Krikes.

Star Trek | Cher quase interpretou vilã em filme da saga: “Teria sido terrível”


No filme, para salvar a Terra dos alienígenas, Almirante Kirk e sua tripulação voltam para São Francisco em 1986 para recuperar os únicos seres que conseguem se comunicar com os aliens: baleias-jubarte.

A curiosidade é que uma das versões da história tinha um papel para o ator Eddie Murphy. “Eddie estava bem na Paramount na época e era indiscutivelmente a maior estrela do planeta. Eles nos disseram que ele era um grande fã de Star Trek”, diz Meerson. Murphy interpretaria um astrofísico de Berkeley, mas produção acabou não fechando acordo com o ator.

Star Trek IV foi dirigido por Leonard Nimoy e arrecadou 109 milhões de dólares em bilheteria só nos E.U.A..