Filmes

Nova evidência pode explicar o naufrágio do Titanic, aponta documentário

Em Titanic, filme de James Cameron, a causa do trágico acidente é a velocidade do navio, que acaba colidindo com um grande iceberg. Porém, o documentário Titanic: The New Evidence traz novas provas de que na verdade a causa do acidente teria sido um incêndio de carvão.

O documentário explica a possibilidade de que um incêndio teria começado ainda quando o barco estava em Belfast, antes de iniciar sua travessia inaugural pelo Atlântico. Esse incêndio teria se espalhado pelos bunkers de carvão que ficavam na parte inferior do navio.

Segundo o documentário, a antepara do navio (um muro erguido dentro do casco) ficou muito quente depois do incêndio ter começado, fazendo com que o fogo se espalhasse de um bunker para outro. Isso significa que, para evitar que o fogo se espalhasse, os bombeiros debaixo do convés tiveram que colocar ainda mais carvão na fornalha do motor, fazendo com que o navio acelerasse até o seu derradeiro final.

Essas evidências surgiram através de fotos da coleção privada de John Kempster, o chefe de engenheira de eletricidade do navio.

O documentário será exibido no dia 21 de janeiro na TV americana.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.