A Cura | Fox usa notícias falsas para promover filme e recebe críticas

Publicadohá pouco tempo
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A Cura, novo filme do diretor Gore Verbisnki, de O Chamado, recebeu algumas críticas negativas após a sua estreia nos EUA. Mas alguém esperava que as referências de “falsas notícias” sobre o filme – através de uma série de sites inventados e notícias falsas – deem um impulso ao filme.

Alguns de sites postaram histórias nos últimos dias que incluem eventos inventados – como detalhes de como Lady Gaga iria prestar homenagem aos muçulmanos em seu show no intervalo do Super Bowl, e como o presidente Donald Trump e o líder russo Vladimir Putin se encontraram secretamente em um spa suíço – ao fazer também referências veladas ao filme, que está sendo distribuído por 20th Century Fox.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A divulgação incomum também recebeu críticas nas redes sociais quando foi revelado pelo site Buzzfeed. Representantes da Regency Enterprises e da Fox tentaram explicar a promoção sugerindo temas paralelos nos sites de notícias e no filme.

A Cura é um filme sobre uma cura ‘falsa’ que torna as pessoas mais doentes. Como parte desta campanha, foi criado um “falso” site de saúde, healthandwellness.co, e fizemos parceria com um falso criador de notícias para publicar notícias falsas”, disseram as duas empresas em comunicado conjunto. “Como o antagonista do filme diz:” Há uma doença dentro de nós. E só quando sabemos o que nos aflige, podemos esperar encontrar a cura”.

Algumas das histórias foram escolhidas por outros sites e comentadas pelo público, que parecia não ter qualquer suspeita de que as histórias eram ficcionais.

A trama gira em torno de um jovem e ambicioso executivo (vivido por Dane DeHaan), que é enviado para buscar o CEO de sua empresa em um “centro de bem-estar” idílico, mas misterioso, em um local remoto nos Alpes suíços. Ele logo suspeita que os tratamentos milagrosos do spa não são o que parecem. Quando ele começa a desvendar os segredos aterrorizantes do lugar, sua sanidade é testada e ele é diagnosticado com a mesma curiosa doença que mantém todos os convidados ali à espera da cura.

Jason Isaacs, Celia Imrie, Susanne Wuest, Mia Goth, Lisa Banes, Adrian Schiller, Ivo Nandi, Natalia Bobrich e Judith Hoersch completam o elenco.

A Cura chega ao Brasil em 16 de fevereiro.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio