Moonlight | Vencedor do Oscar pode ser barrado na China devido a temática LGBT

Publicadohá pouco tempo
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Desde que venceu o prêmio de melhor filme no último Oscar, Moonlight: Sob a Luz do Luar tem estreado em diversos países – o que é natural, considerando a atenção que o prêmio desperta.

Contudo, os chineses podem não ter a opção de assistir ao filme nos cinemas de seu país. A China, que tem uma notória política de censura cinematográfica, ainda não confirmou se Moonlight será liberado.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Moonlight seria distribuído via streaming através do popular site chinês iQiyi e estrearia no Festival Internacional de Beijing – até que a intervenção da censura deixou a confirmação pendente.

A entrada, sem cortes, de A Bela e a Fera e Power Rangers nas salas de cinema chinesas, mesmo após polêmica devido a “momentos gays” nos filmes, pode ser um bom sinal para Moonlight.

Mas há, é claro, uma diferença importante: enquanto A Bela e a Fera e Power Rangers têm apenas rápidas menções à homossexualidade, o tema é um dos aspectos centrais em Moonlight.

Vale lembrar que outros vencedores do Oscar, como O Segredo de Brokeback Montain e Carol, foram barrados na China.

O longa é o de menor orçamento a levar o prêmio nos últimos 50 anos. Moonlight também venceu o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Filme, em meio ao maior erro da história da premiação.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio