Filmes

Moonlight | Vencedor do Oscar pode ser barrado na China devido a temática LGBT

Desde que venceu o prêmio de melhor filme no último Oscar, Moonlight: Sob a Luz do Luar tem estreado em diversos países – o que é natural, considerando a atenção que o prêmio desperta.

Contudo, os chineses podem não ter a opção de assistir ao filme nos cinemas de seu país. A China, que tem uma notória política de censura cinematográfica, ainda não confirmou se Moonlight será liberado.

Moonlight seria distribuído via streaming através do popular site chinês iQiyi e estrearia no Festival Internacional de Beijing – até que a intervenção da censura deixou a confirmação pendente.

A entrada, sem cortes, de A Bela e a Fera e Power Rangers nas salas de cinema chinesas, mesmo após polêmica devido a “momentos gays” nos filmes, pode ser um bom sinal para Moonlight.

Mas há, é claro, uma diferença importante: enquanto A Bela e a Fera e Power Rangers têm apenas rápidas menções à homossexualidade, o tema é um dos aspectos centrais em Moonlight.

Vale lembrar que outros vencedores do Oscar, como O Segredo de Brokeback Montain e Carol, foram barrados na China.

O longa é o de menor orçamento a levar o prêmio nos últimos 50 anos. Moonlight também venceu o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Filme, em meio ao maior erro da história da premiação.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.