Oscar 2017 | Contadores responsáveis por fiasco são dispensados pela Academia

Publicadohá pouco tempo
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Os dois contadores da empresa PricewaterhouseCoopers, responsáveis pela entrega do envelope de melhor filme no Oscar 2017, não serão convidados para retornarem à próxima edição da cerimônia. A informação foi dada pela presidente da Academia, Cheryl Boone Issacs, em entrevista à Associated Press nesta quarta-feira (1).

Um representante da empresa de contabilidade também confirmou que os dois contadores, Brian Cullinan e Martha Ruiz, não vão mesmo participar de futuras edições do Oscar.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A dupla recebeu a tarefa de proteger os envelopes com os nomes dos vencedores do Oscar; no entanto, devido a uma troca de envelopes causada por Cullinan, o vencedor da categoria de melhor filme foi anunciado erroneamente pela dupla de apresentadores, os atores Warren Beatty e Faye Dunaway. O envelope deveria ter vindo com o nome de Moonlight, mas ao invés disso Beatty recebeu um envelope já lido anteriormente, de melhor atriz para Emma Stone (por La La Land). Isso levou os apresentadores do prêmio a cometerem o erro de anunciar La La Land como melhor filme. Segundo um jornal, Brian Cullinan estava distraído no Twitter instantes antes da entrega do envelope.

Fotos divulgadas pela Variety mostram o contador no celular e também dois envelopes embaixo do telefone:

A PwC já havia assumido a culpa pela confusão na maior festa do cinema, mas a Academia decidiu emitir sua própria retratação, pedindo desculpas pela gafe histórica:

“Lamentamos profundamente os erros cometidos durante a apresentação da categoria de Melhor Filme durante a cerimônia do Oscar no domingo à noite”, diz o comunicado. “Pedimos desculpas a todo o elenco e equipe de La La Land e Moonlight, cuja experiência [da vitória] foi profundamente alterada por este erro. Saudamos a tremenda graça que exibiram sob as circunstâncias. Para todos os envolvidos – incluindo os nossos apresentadores Warren Beatty e Faye Dunaway, os cineastas, e os nossos fãs assistindo no mundo inteiro – pedimos desculpas”.

Ainda segundo a Academia, o erro foi investigado e medidas estão sendo estudadas para evitar outro incidente do tipo no futuro.

“Foi o final mais estranho da TV desde Lost”, diz apresentador sobre erro histórico

Oscar 2017 | Confira a lista dos vencedores

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio