Dunkirk superou as expectativas das previsões de bilheteria – além de liderar o fim de semana nos EUA, o filme foi bem também nos poucos mercados internacionais em que estreou até agora.

E os fãs mais atentos estão percebendo a participação de Michael Caine no longa de Nolan. O ator não foi creditado, mas teve sua presença no filme confirmada pelo próprio Christopher Nolan. “É chocante para mim que muitas pessoas não o tenham notado, quando ele realmente é uma das vozes mais distintivas do cinema”, disse, em entrevista ao NJ.

Kane é a voz do oficial que fala com Tom Hardy por rádio em um momento de Dunkirk. Com a participação do astro no filme. Esta se torna o sétimo trabalho consecutivo de Nolan que o ator está presente. Na trilogia de Batman, Caine fez o papel do inesquecível Alfred. “Eu queria muito encaixá-lo aqui. É um aceno de cabeça para o seu personagem na Batalha da Grã-Bretanha. E também, é Michael. Ele tem que estar em todos os meus filmes, afinal”, afirmou o diretor.


Dunkirk é baseado na história real da Operação Dínamo, também conhecida como a Evacuação de Dunkirk, operação militar que aconteceu no início da Segunda Guerra Mundial – contudo, não é definido pelo diretor como um “filme de guerra”.

Dunkirk estreia no Brasil em 27 de julho deste ano.