Filmes

Dunkirk | Filme é criticado por não representar soldados indianos na guerra

Baseado na história real da Operação Dínamo, durante Segunda Guerra Mundial, o filme Dunkirk ganhou uma crítica pesada durante sua estreia na Índia. a população local não gostou da falta de representatividade das tropas indianas no filme dirigido por Christopher Nolan.

Na história real, a Operação Dínamo tenta ajudar na evacuação de mais de 400 mil tropas aliadas que estão encalhadas nas praias de Dunquerque, na França. No longa o foco fica em volta das tropas britânicas e algumas francesas, excluindo as outras nações presentes no momento histórico. A ausência gerou críticas na Índia.

“Como Nolan esqueceu os desis (indianos) em Dunkirk”, reclama o título do artigo publicado no Times do pais. Já o Indian Today é um pouco mais leve na crítica. “Milagre em Dunquerque: os incianos também estavam presos com forças aliadas”, escreveu no título. Já o Slate, em seu texto afirmou que a inclusão dos soldados indianos “teria trazido uma boa lembrança de quão absolutamente central era o papel do exército indiano na guerra. Seu serviço significou a diferença entre vitória e derrota”.

Segundo informações do The Hollywood Reporter, Dunkirk teve uma estreia de US$ 2,4 milhões nas bilheterias da Índia. Um número considerado positivo para o primeiro dia de exibição.

Dunkirk estreou nos cinemas brasileiros na última quinta-feira (27).

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.