Dunkirk superou as expectativas das previsões de bilheteria – além de liderar o fim de semana nos EUA, o filme foi bem também nos poucos mercados internacionais em que estreou até agora.

A aprovação de um espectador em especial, no entanto, deve ter deixado o diretor Christopher Nolan bem feliz. Trata-se de Ken Sturdy, um veterano da batalha real que inspirou o filme, passado durante a Segunda Guerra Mundial.

Aos 97 anos, Sturdy assistiu ao filme e foi só elogios: “Eu nunca achei que veria tudo aquilo de novo. Senti como se estivesse lá novamente”, contou em entrevista ao GlobalNews.


“Eu tinha 20 anos quando tudo aquilo aconteceu, e vendo o filme eu pude rever meus amigos que estavam comigo lá, e também sobreviveram àquela batalha, mas morreram mais tarde na guerra”, disse ainda o veterano.

Dunkirk é baseado na história real da Operação Dínamo, também conhecida como a Evacuação de Dunkirk, operação militar que aconteceu no início da Segunda Guerra Mundial – contudo, não é definido pelo diretor como um “filme de guerra”.

Dunkirk estreia no Brasil em 27 de julho deste ano.