Até onde os créditos podem dizer, Tobe Hooper dirigiu Poltergeist, um dos filmes de terror mais famosos dos anos 1980. Contudo, uma informação nunca oficializada tem circulado por décadas: Steven Spielberg teria de fato dirigido o filme.

Spielberg produziu e escreveu Poltergeist – e recebe os créditos oficiais por isso. Ocorre que, na época, por questões contratatuais, ele não podia trabalhar formalmente como diretor em nenhum outro filme além de E.T – O Extraterrestre.

Agora, em entrevista ao podcast Shock Waves, o assistente de câmera John Leonetti fez declarações que parecem não deixar dúvidas sobre quem teria realmente dirigido a obra.


“Foi um filme muito intenso, divertido e técnico para se trabalhar. Muita coisa acontecendo. E francamente… Steven Spielberg dirigiu o filme, não há dúvida”, declarou.

Segundo Leonetti, tudo havia sido acordado entre Hooper e Spielberg. “Não era nada contra Tobe. De vez em quando, ele (Spielberg) saía do set e deixava Tobe fazer algumas coisas. Mas realmente, Steven dirigiu”.

Lançado em 1982, Poltergeist é conhecido e revisto até hoje. Na época, foi indicado aos Oscars de melhores efeitos visuais, melhor trilha sonora e melhor som. Teve ainda duas sequências.

Em 2015, foi lançada uma refilmagem dirigida por Gil Kenan, com fraca repercussão.