Filmes

Poltergeist | "Steven Spielberg dirigiu o filme, não há dúvida", diz assistente de câmera

Até onde os créditos podem dizer, Tobe Hooper dirigiu Poltergeist, um dos filmes de terror mais famosos dos anos 1980. Contudo, uma informação nunca oficializada tem circulado por décadas: Steven Spielberg teria de fato dirigido o filme.

Spielberg produziu e escreveu Poltergeist – e recebe os créditos oficiais por isso. Ocorre que, na época, por questões contratatuais, ele não podia trabalhar formalmente como diretor em nenhum outro filme além de E.T – O Extraterrestre.

Agora, em entrevista ao podcast Shock Waves, o assistente de câmera John Leonetti fez declarações que parecem não deixar dúvidas sobre quem teria realmente dirigido a obra.

“Foi um filme muito intenso, divertido e técnico para se trabalhar. Muita coisa acontecendo. E francamente… Steven Spielberg dirigiu o filme, não há dúvida”, declarou.

Segundo Leonetti, tudo havia sido acordado entre Hooper e Spielberg. “Não era nada contra Tobe. De vez em quando, ele (Spielberg) saía do set e deixava Tobe fazer algumas coisas. Mas realmente, Steven dirigiu”.

Lançado em 1982, Poltergeist é conhecido e revisto até hoje. Na época, foi indicado aos Oscars de melhores efeitos visuais, melhor trilha sonora e melhor som. Teve ainda duas sequências.

Em 2015, foi lançada uma refilmagem dirigida por Gil Kenan, com fraca repercussão.

Sair da versão mobile