Filmes

Star Wars | Cortar cenas de Leia com biquíni em O Retorno do Jedi é ilegal, diz tribunal

Uma controvérsia envolvendo as famosas cenas de O Retorno do Jedi nas quais a Princesa Leia aparece com um biquíni intergalático acabou sendo favorável à sua exibição.

Star Wars | Carrie Fisher fala sobre bizarro encontro com fã

Segundo o portal Arstechnica, um serviço de video sob demanda chamado VidAngel fazia edições de filmes para “toda a família”, com viés mais conservador. Assim, cenas com nudez, xingamentos e violência eram removidas dos filmes. Nessa leva, as imagens da Princesa Leia de biquíni acabaram sendo cortadas de O Retorno do Jedi.

A questão, contudo, acabou virando uma briga judicial, já que o VidAngel não havia feito qualquer acordo com os realizadores em relação aos direitos autorais. Portanto, não poderia alterar o filme e exibí-lo comercialmente através de vídeo sob demanda.

Segundo o tribunal, a empresa violou os direitos da Disney, Lucasfilm, 20th Century Fox e Warner Bros. Na verdade, as argumentações do tribunal não precisaram ir muito longe, já que VidAngel não possuía sequer os direitos para exibir os filmes em suas versões originais.

Mais recentemente, a empresa lançou um novo serviço que “filtra” obras da Netflix e Amazon. Pelo visto, mais brigas judiciais vêm aí.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.