Filmes

Após polêmica com o Rotten Tomatoes, estudo conclui que críticas não influenciam na bilheteria dos filmes

Um estudo publicado nesta segunda-feira (11) revelou que o sistema de notas do Rotten Tomatoes não afeta a bilheteria de um filme.

O diretor do Data & Analytics Project no Centro de Tecnologia de Entretenimento da USC, Yves Berquist, analisou dados de filmes desde os anos 2000 e concluiu que as notas de um filme no Rotten Tomatoes não afetam o desempenho na bilheteria de um longa-metragem, seja ela de forma positiva ou negativa. O mesmo ocorreu em um estudo isolado com o ano de 2017 e com os filmes do verão norte-americano desse ano, época mais disputada pela indústria.

Berquist também revelou em seu estudo que, ao contrário do que se pensa, os críticos são bem receptivos a filmes blockbuster, de modo que em média, filmes que arrecadaram mais de US$ 300 milhões em bilheteria tiveram uma média de 77,5% no site de críticas. O estudo ainda revelou que as médias dadas pelos críticos e pela audiência para um determinado filme no Rotten Tomatos são similares.

A ideia geral era de que o Rotten Tomatoes estava prejudicando a bilheteria de diversos filmes e os ganhos dos estúdios após o fracasso de longas como Baywatch e Emoji: O Filme.

Fonte: Variety

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.