Netflix

Oscar | Academia pode mudar regras para aumentar chances da Netflix ao prêmio, diz presidente

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que entrega todos os anos os prêmios do Oscar, tem um novo presidente: o diretor de fotografia John Bailey, que deu entrevista ao IndieWire sobre os desafios e mudanças que enfrenta na posição.

“A nossa realidade é que a Netflix e a Amazon se tornaram os estúdios que tem a coragem de fazer os filmes que ninguém mais faria”, contou Bailey. “Eles pagam alto para ter grandes cineastas, mas não estão investidos no negócio dos cinemas físicos”.

Bailey cita o documentário Wormwood, exibido no Festival de Telluride, como exemplo. “Se a Netflix não conseguir um lançamento, mesmo que limitado, nos cinemas, ele não será elegível para o Oscar. Por quê? É um filme extraordinário”, disse.

Bailey convocou o produtor Albert Berger para liderar um grupo de profissionais da indústria que farão uma reunião para definir novas regras para a Academia. “Temos que redefinir o que se qualifica para um Oscar. Como definimos o que a Academia tem como elegível hoje em dia? Mais do que isso, o que é definível como um filme hoje em dia?”, contou.

A 90º cerimônia de entrega dos Oscars será realizada no dia 4 de março de 2018. O anúncio oficial dos indicados está marcado para 23 de janeiro.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.