Filmes

Festival de Cannes não vai mais exibir filmes para críticos antes do público: "O mundo mudou"

O chefão do Festival de Cannes, Thierry Fremaux, contou em entrevista ao ScreenDaily que uma mudança fundamental deve acontecer no festival nos próximos anos: a eliminação das sessões especiais para críticos de cinema antes da estreia para o público geral.

“O mundo mudou. A imprensa costumava ganhar o privilégio de ver o filme 24 horas antes do público para ter tempo de escrever seus artigos e publicá-lo. Hoje em dia, é tudo instantâneo!”, disse Fremaux. “A atmosfera de uma sessão só com jornalistas pode ser horrível, todo mundo sabe disso, e as pessoas que mais reclamam são os próprios jornalistas”.

“Eu prefiro ter uma estreia de gala com o público – e é preciso dizer que o público de Cannes é muito exigente também – ao mesmo tempo em que a exibição para a crítica, e então podemos comparar as duas reações. É uma premiere mundial de verdade”, disse ainda.

O crítico Jonathan Rutter, da Premier, foi o primeiro da profissão a se opor às declarações. “Eu preferiria que as coisas ficassem como são”, disse. “Clientes e diretores sempre querem saber nossa opinião o mais rápido possível. É a opinião da imprensa que é a mais importante”.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.