Filmes

Roteiristas de Hollywood são contra compra da Fox pela Disney: "Dificulta nosso trabalho"

O Sindicato dos Roteiristas de Hollywood se posicionou contra a compra da Fox pela Disney em uma surpreendente declaração oficial lançada nessa quinta (14), horas depois do anúncio do acordo.

“Na incansável busca por eliminar a competição, negócios gigantescos [como a Disney] tem um insaciável apetite por consolidação. Disney e Fox passaram décadas lucrando com o controle oligopolista que as seis grandes empresas de entretenimento tem exercido sobre a indústria do entretenimento, frequentemente às custas dos criadores que dão poder as suas operações de televisão e cinema”, escrevem os roteiristas.

“Agora, essa fusão de competidores fará nosso trabalho ainda mais difícil ao aumentar substancialmente o poder de mercado de uma corporação Disney-Fox. As preocupações levantadas por esse acordo, especialmente contra um monopólio, são óbvias e significantes. O Sindicado de Roteiristas dos EUA se opõe fortemente a essa fusão e vai trabalhar para que nossas leis anti-monopólio funcionem nesse caso”, concluem.

O sindicado de roteiristas não é o primeiro a se opor ao anúncio da Disney e da Fox, já que outros criadores, como o quadrinista Mark Millar, já ressaltaram que “não há lado bom” no monopólio da Disney.

Artigo | A compra da Fox pela Disney é a pior notícia do ano no cinema

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.