ATENÇÃO: SPOILERS A SEGUIR

O final de Star Wars: Os Últimos Jedi pode ter deixado muita gente confusa – com vários eventos chocantes e inéditos na saga, os minutos finais trouxeram muitas reviravoltas e mortes de personagens queridos.

Saiba todas as mortes e mais detalhes aqui


O herói Luke Skywalker (Mark Hamill) é o principal personagem a dizer adeus em Os Últimos Jedi. A morte aconece após um confronto com Kylo Ren – mas há uma reviravolta inesperada. Luke, um usuário exímio da Força, nunca foi fisicamente enfrentar seu sobrinho em Crait – ao invés disso, era apenas uma projeção sua que estava lá.

De volta no penhasco do planeta de Ach-To, onde ele passou seus anos de exílio, Luke desaparece no ar, deixando para trás apenas sua capa, uma morte pacífica e reminiscente da de Obi-Wan Kenobi no filme original. É o que acontece com Jedi’s poderosos que se tornam “um com a Força”.

Enquanto isso, a última cena do filme pode ter deixado alguns espectadores confusos também: nela, voltamos para Canto Bight, onde um grupo de jovens se reúne recontando  a lenda de Luke Skywalker, até que eles são chamados para voltar ao trabalho. Um deles então casualmente mexe em uma vassoura de longe, usando a Força – provando assim que uma nova geração de Jedis e lutadores da Resistência está a caminho.

Star Wars: Os Últimos Jedi estrará nos cinemas brasileiros em 14 de dezembro de 2017.