BAFTA responde críticas a falta de mulheres em Melhor Direção: “É um problema maior”

Publicadohá pouco tempo
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Na terça-feira (09) foram as indicações ao BAFTA 2018, o Oscar da indústria britânica, e a categoria de Melhor Direção causou polêmica por ter apenas indicados homens.

Após críticas no Twitter, a organização resolveu responder através de sua presidente, Jane Lush: “É claro que queremos ver mulheres na categoria de Melhor Direção. É uma reflexão da indústria, em certo ponto, e precisamos fazer algo sobre isso. Por isso temos o BAFTA Elevate”, disse ela.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O Elevate é um problema que ajuda a promover a carreira de diretoras mulheres, bancado pela mesma instituição que entrega o BAFTA anualmente. Desde 1968, quando o prêmio de Melhor Direção começou a ser concedido, apenas sete mulheres foram indicada, e apenas Kathryn Bigelow (Guerra ao Terror) levou.

“É um problema muito maior do que o BAFTA ou o Globo de Ouro. É sobre a cultura em que vivemos, e não sobre um festival ou organização. Se só existem 7% de mulheres dirigindo filmes, e se você tem que escolher apenas cinco para serem indicados, as chances das mulheres são pequenas”, continuou Lush.

Lush cita o Globo de Ouro por conta da mesma polêmica, que também foi imputada à premiação que aconteceu nesse domingo (07) – relembre.

Marc Samuelson, que gerencia o lado cinematográfico do BAFTA, completou: “Eu amei Lady Bird: A Hora de Voar, é um filme muito bem dirigido e com um roteiro soberbo, pelo qual Greta Gerwig foi indicada, mas qual dos diretores indicados você tiraria para colocá-la? Eu imagino que ela teve muito apoio entre os votantes, mas não o bastante”.

Apenas 4% dos filmes de Hollywood são dirigidos por mulheres

Denis Villeneuve (Blade Runner 2049), Luca Guadagnino (Me Chame Pelo Seu Nome), Christopher Nolan (Dunkirk), Guillermo del Toro (A Forma da Água) e Martin McDonagh (Três Anúncios Para Um Crime) foram os escolhidos pelo BAFTA para a categoria de Melhor Direção.

O BAFTA acontece em 18 de fevereiro, apresentado pela comediante Joanna Lumley.

Confira a lista completa de indicados ao BAFTA

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio