Filmes

O Oscar 2018 em números; saiba tudo sobre os indicados

As indicações ao Oscar 2018 marcaram diversos recordes e diversos “primeiros da história”, como já demonstramos nessa lista, mas é curioso pensar na lista em forma de números – e como eles vão aumentando a cada fator que consideramos.

De 1 a 341, aqui estão os números do Oscar 2018 (via EW):

1 – Número de mulheres indicadas a Melhor Fotografia na história do Oscar (Rachel Morrison, de Mudbound, se tornou a primeira).

1 – Número de filmes de super-heróis indicados ao Oscar pelo roteiro (Logan foi lembrado em Melhor Roteiro Adaptado, assinado por James Mangold, Scott Frank e Michael Green).

1 – Número de indicações ao Oscar da lenda do basquete Kobe Bryant, que viu seu curta Dear Basketball entre os selecionados na categoria de Melhor Curta de Animação.

1 – Número de indicações a Melhor Direção na carreira de Christopher Nolan (sua primeira foi conquistada por Dunkirk, nesse ano). Anteriormente, ele havia sido indicado a Melhor Roteiro Original (Amnésia, A Origem) e a Melhor Filme (A Origem).

3 – Número de pessoas melhor conhecidas por seus papéis na frente das câmeras que estão indicados na categoria Melhor Roteiro Original: Kumail Nanjiani, astro de Silicon Valley (por Doentes de Amor), Jordan Peele, astro de Key & Peele (por Corra!) e Greta Gerwig, estrela de Frances Ha (por Lady Bird: A Hora de Voar).

3 – Número de indicações ao Oscar para Saoirse Ronan, de apenas 23 anos. Foi lembrada por Desejo e Reparação (2007), Brooklyn (2015) e, agora, Lady Bird: A Hora de Voar (2017).

3 – Atores indicados no ano passado que foram novamente lembrados pelo Oscar: Denzel Washington (por Um Limite Entre Nós em 2017, e por Roman J. Israel, Esq em 2018); Octavia Spencer (por Estrelas Além do Tempo em 2017, e por A Forma da Água em 2018); e Meryl Streep (por Florence: Que Mulher é Essa? em 2017, e por The Post: A Guerra Secreta em 2018).

5 – Número de mulheres indicadas ao Oscar de Melhor Direção até hoje. Greta Gerwig (Lady Bird: A Hora de Voar) se junta a Lina Wertmuller (Pasqualino Sete Belezas, em 1977), Jane Campion (O Piano, em 1994), Sofia Coppola (Encontros e Desencontros, em 2004) e Kathryn Bigelow (Guerra ao Terror, em 2010, única vencedora).

8 – Anos de intervalo desde a última indicação de uma mulher para Melhor Direção, a de Kathryn Bigelow em 2010.

9 – Número de filmes que Guillermo Del Toro teve que dirigir (a maioria deles queridinhos da crítica) antes de conseguir sua primeira indicação a Melhor Direção, por A Forma da Água.

13 – Número de indicações de A Forma da Água no total, apenas uma a menos que o recorde da premiação, alcançado por três filmes: A Malvada (1950), Titanic (1997) e La La Land (2016).

21 – Número de indicações na carreira de Meryl Streep, lembrada novamente por The Post: A Guerra Secreta. Ela é a recordista isolada entre os intérpretes, na frente de Katherine Hepburn e Jack Nicholson (ambos com 12).

22 – Idade de Timothée Chalamet, indicado ao Oscar de Melhor Ator por Me Chame Pelo Seu Nome. Ele é o terceiro mais jovem a ser indicado na categoria, depois de Jackie Cooper (9 anos, em 1931, por Skippy) e Mickey Rooney (19 anos, em 1939, por Sangue de Artista).

51 – Total de indicações ao Oscar para o compositor John Williams, lembrado novamente por seu trabalho em Star Wars: Os Últimos Jedi. Ele é a pessoa viva com mais indicações, atrás apenas do falecido Walt Disney (59 indicações) para o recorde total.

88 – Idade de Christopher Plummer, indicado por seu papel em Todo o Dinheiro do Mundo. O ator, que já é o mais velho a vencer o Oscar (em 2012, por Toda Forma de Amor, aos 82 anos), se torna também o mais velho indicado da história.

341 – O total de filmes elegíveis para Melhor Filme no Oscar 2018, do qual saíram os nove indicados na categoria principal.

Confira a lista completa

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.