Com a aproximação de Deadpool 2, que estreia nessa quinta (17) no Brasil, a ansiedade para ver a primeira versão live-action do mutante Cable, na pele de Josh Brolin, é grande.

7 vezes em que o Deadpool experimentou uniformes bizarros

No entanto, o que você sabe sobre esse misterioso e complexo personagem dos quadrinhos? Confira alguns fatos:


ORIGEM | A complicada origem de Nathan Summers, o Cable, inclui dois X-Men (Ciclope e Jean Grey) e dois supervilões (Sr. Sinistro e Apocalipse). Em Uncanny X-Men #201 de 1986, o Sr. Sinistro clonou a então falecida Jean Grey para que ela tivesse um filho de Scott Summers, o Ciclope – um mutante tão poderoso que poderia derrotar o Apocalipse, rival do Sr. Sinsitro.

INFÂNCIA | Cable foi então enviado para o futuro quando ainda bebê, para ser supostamente criado pela clone de Jean Grey, que se batizou Madelyne Pryor. No entanto, a moça logo foi possuída por criaturas paranormais malignas, enquanto Cable voltou a cair nas mãos do Sr. Sinistro, que o sequestrou de volta.

UMA AMIZADE ESTRANHA | Desde a primeira vez em que se cruzaram, em Os Novos Mutantes #88, Cable e Deadpool tem uma conexão estranha. Eles começaram como rivais, com o mercenário tentando matar o mutante (sem muito sucesso, obviamente), mas logo passaram a atuar juntos, especialmente no supergrupo X-Force.

REI CABLENa década de 90, Cable tinha a sua própria estação espacial, denominada de Graymalkin. Anos depois, ela foi destruída e caiu na Terra, e o personagem usou os seus poderes telecinéticos para transformar o que restou da nave em um ilha flutuante. A província prosperou por um curto período de tempo, mas foi atacada pelo Hecatomb, uma arma alienígena de destruição em massa.

O TERRÍVEL STRYFE | No arco X-Cutioner’s Song, Cable e Stryfe caíram em um vórtice de tempo onde o vilão foi aparentemente aniquilado – ao invés disso, porém, ele estava  se escondendo no corpo de Cable, mais precisamente em sua cabeça. O vilão começou a influenciar as ações do seu hospedeiro, buscando acabar com os X-Men.

TYLER | Cable teve um filho, Tyler Dayspring, com a mutante Aliya. Depois que ela foi morta tentando combater o Apocalipse, no entanto, Tyler foi abduzido por Stryfe. Para salvar os seus companheiros de equipe, Cable teve que atirar no próprio filho, e desde então o rapaz busca matar o pai, consumido por um desejo de vingança.

HOPE | Após uma era em que o nascimento de novos mutantes estagnou, Hope Summers surgiu. A personagem acabou “adotada” por Cable, que viajou até o futuro para transformá-la em uma grande guerreira. Com uma infância cheia de violência, Hope acabou se tornando uma lutadora poderosa – e ela e o pai nem sempre estão do mesmo lado.

RESSUSCITANDO O MAL | Em uma das decisões morais mais contestáveis da história dos quadrinhos, Cable decide ajudar o vilão que ele foi criado para matar, o Apocalipse, a ressuscitar. Ele achou que um retorno do personagem era a única forma de reunir os mutantes, que tinham se voltado uns contra os outros.