Conheça o primeiro filme de super-herói do cinema, feito há mais de 100 anos

Publicadohá pouco tempo
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Muito antes dos universos cinematográficos e dos filmes de super-heróis da Marvel e da DC, o cinema desse gênero já engatinhava, isso há mais de 100 anos. Foi descoberto que o primeiro longa feito com heróis foi Judex, obra de 1916, dirigida pelo cineasta francês Louis Feuillade.

O diretor já havia realizado as séries Fantômas (datada de 1913) e Les Vampires (datada de 1915), que criaram personagens marcantes, mas ainda muito criticados. Sendo assim, Feuillade fez o protagonista Judex, ou Juiz, em tradução literal. Ele não tinha poderes, mas mantinha sua identidade em segredo e protegia os inocentes. Contava com uma capa e um chapéu gigante, além de aparelhos tecnológicos. O ator por trás dele era René Cresté.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Depois de Homem-Formiga e a Vespa, o futuro da Marvel é feminino?

Na história da película, o herói tinha o nome de Jacques de Tremeuse e sua família havia sido destruída por um egoísta banqueiro, com seu pai cometendo suicídio e sua mãe fez com que ele e seu irmão jurassem vingança, dando nome ao personagem.

Judex teve lançamento oficial a cerca de 102 anos atrás, mas, no mesmo ano, um outro mascarado ganhava a cena: o justiceiro The Iron Claw. Ele, porém, é considerado como pioneiro pelos estudiosos devido as gravações terem ocorrido em 1914.

O primeiro longa da DC nas telonas foi Batman: O Homem Morcego, em 1966. Já pelo lado da casa das ideias, o estopim ocorreu com Capitão América, de 1979.

Veja o filme abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=KrsEOYRIBiQ

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio