Tentar explicar o filme 2001: Uma Odisseia no Espaço é uma tarefa quase impossível. Afinal, a complexidade da história e os muitos enigmas que Stanley Kubrick adaptou para o cinema são motivos de discussão e teorias até os dias de hoje. O que poucos sabiam é que o diretor explicou um dos maiores mistérios a película: sua cena final (veja abaixo).

Recentemente, uma longa entrevista concedida por Stanley Kubrick de 1980 apareceu no Youtube. Nela, o diretor participa de um documentário japonês sobre assuntos paranormais que nunca foi ao ar. Nela, a especialista em OVNIs, Jun’ichi Yaoi investigava boatos de atividades paranormais no set do filme O Iluminado, dirigido pelo diretor, e aproveitou para falar também sobre uma das suas grandes obras.

“Quando você simplesmente fala as ideias, elas parecem bobas, enquanto que, se elas são dramatizadas, são sentidas. Mas eu tentarei. A ideia era que ele fosse tomado por entidades divinas, criaturas cheias de energia e inteligência, sem forma. Elas a colocaram no que eu suponho que você possa descrever como um zoológico humano para estudá-lo, e toda a sua vida se passa daquele ponto, naquela sala. E ele não tem senso de tempo. Parece que isso acontece como no filme”, disse em um primeiro momento.


“Stanley Kubrick é o maior cineasta de todos os tempos”, diz Christopher Nolan em entrevista

“Eles escolhem esta sala, que é uma réplica muito imprecisa da arquitetura francesa, porque um deles acredita que eles tinham alguma ideia sobre algo que ele poderia achar bonita, mas não tinha certeza. Assim como não temos certeza do que fazer em zoológicos para dar aos animais o que eles acham ser seu ambiente natural. Enfim, quando eles terminam com ele, como acontece em tantos mitos de todas as culturas do mundo, ele é transformado em algum tipo de super ser e enviado de volta à Terra, transformado e feito algum tipo de Super-Homem. Só temos que adivinhar o que acontece quando ele volta. É o padrão de muitas mitologias, e era isso que estávamos tentando sugerir”, concluiu.

O documentário de 1h25mins ainda está disponível no site de vídeos, e aborda diversos assuntos, alguns que sequer envolvem o diretor. 2001: Uma Odisseia no Espaço foi lançado em 1968 e entrou para a história do cinema.