A cerimônia do 17° Grande Prêmio do Cinema Brasileiro está marcada para acontecer no dia 18 de setembro. A organização do festival confirmou também que a homenageada será a atriz Fernanda Montenegro, que aos 88 anos está completando 75 anos de carreira.

O evento acontece na Cidade das Artes, tendo direção artística de Ivan Sugahara, e transmissão ao vivo na TV fechada pelo Canal Brasil. Para comemorar a indicação da atriz como homenageada, o cineasta Cacá Diegues escreveu um texto com o título Fernandona.

“Tecnicamente, Fernanda é uma atriz, deusa dos palcos, de todas as telas grandes e pequenas. E do que mais se venha a inventar para nos contar a vida de alguém”, escreveu o autor em um dos trechos.


CCXP 2017| Fernanda Montenegro chora durante painel em sua homenagem

Cacá ainda comparou o ícone do cinema nacional com outros nomes da história da indústria. O cineasta deixou claro que Fernanda é única.

“Pode ser que Bette Davis ou Jeanne Moreau tenham chegado perto; como perto há de ter chegado Cacilda Becker. Mas Fernanda é só ela”, indica o premiado diretor.

Em 75 anos de carreira, Fernanda Montenegro chegou até a ser indicada ao Oscar de melhor atriz por Central do Brasil, em 1999. Além disso, participou de inúmeras obras que se destacaram no cinema e na TV, como Olga (2004) e Casa de Areia (2005).

Os filmes que concorrem ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro ainda não foram divulgados.