Filmes

Festival de Veneza vai assinar protocolo de igualdade de gênero

De acordo com a Variety, a Venice Biennale, organização responsável pelo Festival de Veneza, vai assinar o mesmo protocolo de igualdade de gênero assinado por Cannes, Locarno e Sarajevo.

Iniciado, em Cannes, pela organização francesa 5050×2020, o protocolo envolve compromissos à práticas que os responsáveis pelo Festival de Veneza dizem já estar em prática no evento: divulgar estatísticas dos filmes submetidos; ser transparente sobre os membros dos comitês de seleção e programação; e alcançar uma proporção equilibrada de gênero na alta gerência do evento.

Festival de Veneza | Novo filme do diretor de La La Land foi aplaudido de pé por 3 minutos

O protocolo será assinado em uma conferência de imprensa que ocorrerá na sexta-feira (31), junto das organizações italianas, Dissenso Comune e Women in Film, TV & Media Italia. O protocolo não estabelece cotas obrigatórias e diz que a Biennale “vai continuar” a praticar as políticas estabelecidas no protocolo, reconhecendo que tais políticas já são adotadas pela organização do Festival de Veneza.

Recentemente, o diretor artístico de Veneza, Alberto Barbera, foi criticado por ter selecionado apenas um filme dirigido por mulher, pelo segundo ano consecutivo. O filme em questão é The Nightingale, da diretora australiana, Jennifer Kent.

O Festival de Veneza deste ano começou oficialmente ontem (29) e dura até o dia 8 de setembro.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.