Filmes

Suspiria | Diretor promete "experiência perturbadora" no remake

As expectativas em torno do remake de Suspiria ficaram ainda maiores na última semana depois que o trailer oficial deu uma prévia do que Luca Guadagnino está produzindo. Como se toda a ansiedade já não bastasse, o diretor conversou com o The Hollywood Reporter e fez algumas promessas ambiciosas para os fãs do terror clássico de Dario Argento.

“Espero que o filme seja uma experiência implacável que vai entrar fundo em sua pele e descer por sua espinha. Quero que o filme seja a experiência mais perturbadora que você possa ter. O filme é sobre ser imerso em um mundo de turbulência e escuridão intransigente”, prometeu o cineasta.

Ainda durante a conversa, Luca Guadagnino deu uma extensa explicação sobre as diferenças criativas entre ele e Dario Argento, principalmente quando o assunto são as cores do filme.

“Suspiria para mim é rica em cores, porém nós fomos por uma outra tomada. Dario Argento decidiu ir por uma maneira extremamente expressionista de decodificação do terror. A maneira como eles faziam essas cores – não apenas simples géis na frente das luzes, eles estavam usando veludo e estavam realmente esculpindo a luz – influenciou cineastas por muito tempo. Eu acho que tudo que poderia ter sido dito através desse estilo foi dito”, iniciou Guadagnino.

“Esse é um filme sobre Berlim em 1977, uma terra à beira de uma guerra civil, onde há uma grande geração dividida, onde os horrores do passado são confrontados com a urgência e violência do presente, um período chamado de Outono Alemão. E começamos a ver as imagens da época, e em particular a maravilhosa lição do [diretor de fotografia] Michael Ballhaus nos filmes de Rainer Fassbinder. E começamos a pensar em como um grande pintor como Balthus criou medo e uma estranha aura em suas incríveis pinturas”, acrescentou o cineasta.

“Isso levou a mim, meu designer de produção Inbal Weinberg, minha figurinista Giulia Piersanti e o diretor de fotografia Sayombhu Mukdeeprom a escolhermos marrons e pretos e azuis e verdes, tudo silenciado e justaposto, para que pudéssemos, de certo modo, abraçar essa ideia do Outono Alemão. É por isso que as cores não são primárias. Elas não aparecem em você. Espero que elas se infiltrem em você e elas se aprofundem em você”, concluiu o diretor.

Suspiria | Tilda Swinton pode estar interpretando homem idoso em remake

Baseado no clássico de Dario Argento, Suspiria promete abordar a história de uma jovem talentosa que se junta à uma companhia de dança na Europa, apenas para descobrir que a escola abriga um culto de bruxaria.

Além de Swinton e Johnson, o elenco conta também com Mia Goth e Chloë Grace Moretz.

Suspiria estreia nos EUA em 2 de novembro, e ainda não tem data pra chegar aos cinemas brasileiros.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.