Filmes

Gary Kurtz, produtor de Star Wars, falece aos 78 anos

A franquia Star Wars perdeu no último domingo (23) Gary Kurtz, produtor de Uma Nova Esperança (1977) e o Império Contra-Ataca (1980), considerado um dos mais importantes membros da franquia. O cineasta faleceu aos 78 anos após a batalha de um ano contra o câncer.

A fundação The Kurtz/Joiner Archive fez uma comunicado no Facebook sobre o falecimento do produtor.

“Gary Kurtz é considerado por muitos um pioneiro na indústria do cinema e um mestre na arte de fazer filmes. Ele sempre aproveitou as oportunidades de compartilhar o seu conhecimento da indústria com cineastas amigos e também aqueles que buscavam por conhecimento. Ela era humanitário e um cavalheiro, alguns dizem até que ele era a alma mais gentil, modesta e humilde da profissão, um homem único”, diz trecho do comunicado.

A parceria de sucesso de Gary Kurtz com George Lucas começou ainda em 1973. O primeiro longa que a dupla trabalhou foi Loucuras de Verão.

Star Wars pode ter pausa após o Episódio 9, revela CEO da Disney

Em Star Wars, o produtor atuou de maneira importante nos dois filmes em que trabalhou, os dois primeiros da franquia. Gary Kurtz foi criador de uma segunda unidade de direção e chegou a comandar algumas cenas, entre elas, a da sequência de abertura de Star Wars, com a Princesa Leia lutando na nave do Império.

A parceria de Gary Kurtz e George Lucas terminou após O Império Contra-Ataca, o episódio V de Star Wars, por conta de diferenças criativas. O produtor chegou, inclusive, a recusar uma função em O Retorno do Jedi (1983), que fecha a trilogia clássica.

Atualmente, Star Wars está na produção d episódio final da saga Skywalker. O elenco traz veteranos da franquia como Carrie Fisher (que terá imagens de arquivo utilizadas), Mark Hamill, Billy Dee Williams e Anthony Daniels. Eles se juntam ao elenco formado por Daisy Ridley, John Boyega, Oscar Isaac, Adam Driver, Kelly Marie Tran e Keri Russell.

Star Wars: Episódio 9 estreia nos cinemas brasileiros em 19 de dezembro de 2019.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.