Filmes

Batman vs Superman | Artista defende a polêmica cena de Martha no filme: "As pessoas não entenderam?"

Mesmo após dois anos, Batman vs Superman: A Origem da Justiça continua gerando discussão e controvérsia, com os fãs da DC ainda divididos quanto à criticada de cena “Martha”, quando os heróis param de lutar após a realização de as mães de ambos compartilham o mesmo nome.

Em entrevista para o podcast ComicBook Debate, Jay Oliva, que serviu como artista de storyboard para o filme de Zack Snyder, novamente reacendeu a polêmica e defendeu a cena.

“Eu pensei, ‘As pessoas não entenderam qual era o propósito? O motivo pelo qual o filme começa com a morte dos pais do Bruce é pra estabelecer o fato de que aquele efeito traumático deu ao pequeno Bruce, e agora ao Bruce adulto, estresse pós-traumático. Ele teve durante toda a sua vida. Quero dizer, é algo que eu também fiz em O Cavaleiro das Trevas – Parte 1. Eu explorei o fato dele ter PTSD. Se você perceber nos flashes… Quando o trem passa sobre os trilhos, você tem flashes da mãe dele morrendo”, explica Oliva, referindo-se à animação VOD que dirigiu.

“Então no começo do processo eu já estava brincando com o fato de que Batman tem PTSD, sabe? Então, Zack estava só preparando aquilo, e se você assistir o filme, mesmo, sem qualquer noção pré-concebida ou esperando algo como ‘cena Martha’… Ele prepara aquilo. Então, aquela cena no final, quando Batman vai matar Superman, o ‘Martha’ é um gatilho para fazer o Batman sair de sua vingança sanguinária”, finaliza Oliva.

Liga da Justiça | Mera e Lobo da Estepe lutam em nova cena deletada

Dirigido por Zack Snyder, Batman vs Superman: A Origem da Justiça foi lançado em 2016. No ano seguinte, ganhou uma continuação com Liga da Justiça. Os dois filmes estão disponíveis em DVD e blu-ray.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.