Moana | Pais não sabem se deixam suas filhas se vestirem como a princesa no Halloween

Publicadohá pouco tempo
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Considerando o sucesso de Moana nas bilheterias, era natural que o filme inspirasse muitas garotinhas a se fantasiarem da princesa da Disney no Halloween, mas isso acabou gerando controvérsia entre os pais, sobre permitir que as filhas se vistam como a personagem da Polinésia.

Depois de uma conversa sobre apropriação cultural com sua filha de cinco anos, a escritora Sachi Feris criou um blog para incentivar o aumento da consciência étnica em crianças, intitulado Moana, Elsa and Halloween – que acabou viralizando. No blog, a escritora revelou por que não deixou sua filha branca se vestir como Moana.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Moana é baseada em uma história real e em um grupo real de pessoas… se vamos nos vestir como pessoas de verdade, temos de ter certeza que estamos fazendo isso de forma respeitosa. Caso contrário, é como se estivéssemos zombando da cultura de outra pessoa”, explicou Feris no blog.

X-Men | Produtor revela como a compra da Fox pela Disney afetará os novos filmes

Em 2016, sua filha acabou se vestindo como Elsa, de Frozen, o que ela sentiu ser apropriado, visto que, como ela escreveu, “Elsa é uma personagem imaginária, ficção”, acrescentando, “uma criança cuja família é da Polinésia poderia se vestir usando esse tipo de roupa mais tradicional, mas a cultura de Moana não é a nossa cultura”.

Muitos leitores elogiaram a dedicação de Feris em educar sua filha sobre diferentes culturas, com uma das pessoas escrevendo, nos comentários, “eu admiro sua perseverança em interagir com sua filha. Percebo que falar sobre raça e cultura é uma conversa atual e muito importante”.

Já outros tiveram uma visão diferente.

“Não encorajar a apropriação cultural parece assumir motivos bem negativos. Talvez se vestir como outra pessoa de outra cultura seja motivado para honrar essa cultura”, escreveu em um comentário.

Em todo caso, esse debate certamente continuará por um bom tempo.

Moana já está disponível em Blu-Ray e DVD.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio