O filme Janela Indiscreta, uma das obras primas de Alfred Hitchcock, considerado até hoje como um dos grandes clássicos da Era de Ouro no cinema, teve sua estrutura utilizada para a produção do filme Number 37, projeto do diretora sul-africana Nosipho Dumisa.

Atriz reconta assédio de Alfred Hitchcock: “Ele disse que ia destruir minha carreira”

Janela Indiscreta foi lançado em 1954, e conta a história de um fotógrafo de jornal que quebra a perna, e passa sua recuperação observando seus vizinhos pela janela. Ele acaba testemunhando o que acredita ser um assassinato, e decide desvendar o crime com a ajuda de sua namorada e enfermeira.


Number 34 troca o luxo de Greenwich Village, onde Janela Indiscreta foi filmada, por uma das áreas mais pobres e perigosas da Cidade do Cabo.

Baseado em um curta-metragem também dirigido por Dumisa e lançado em 2014, Number 34 conta a história de um trambiqueiro que acaba parando em uma cadeira de rodas após um negócio com um traficante de drogas sair pela culatra. Sua namorada, preocupada com sua saúde mental, o presenteia com um binóculo para que ele possa passar seus dias com mais divertimento. Um dia, ele acaba presenciando um crime, e tenta extorquir o assassino para pagar suas inúmeras dívidas com agiotas, o que acaba fugindo de seu controle mais rápido do que ele imaginava.

Em entrevista ao site IndieWire, Dumisa explicou por que seu thriller também é um filme político.

“A Cidade do Cabo é conhecida como uma das mais bonitas do mundo, mas o que as pessoas não percebem é que a maioria da população, principalmente as pessoas negras, estão vivendo nas piores condições possíveis e nada é feito par ajudá-las. Essas pessoas foram tiradas de outros lugares contra sua vontade, e com o tempo, ficaram presas aqui, o que contribuiu para o aumento considerável do crime e da pobreza”, afirmou Dumisa.

Number 37 já foi exibido em alguns festivais de cinema, sendo celebrado pela direção criativa de Nosipho Dumisa e pela performance do protagonista interpretado por Irshaad Ally.

O filme ainda não tem previsão de lançamento no Brasil.