Bird Box (Caixa de Pássaros), novo suspense da Netflix, chegou na última sexta-feira (21) ao serviço de streaming e está chamando bastante atenção. Além do final, que deixou fãs com dúvidas, os monstros da trama também trouxeram algumas questões da produção.

CONTÉM SPOILERS

Bird Box conta a história de uma mãe, Sandra Bullock, que tenta manter os filhos vivos após a invasão de uma raça alienígena letal. No longa, quem olhar pela janela e enxergar os monstros, pode ser levado imediatamente ao suicídio. Por isso, a protagonista permanece vendada a maior parte da história.


O longa mostra a chegada desses aliens e a luta pela sobrevivência durante cinco anos. No filme, a personagem de Sandra Bullock, Malorie, recebe uma chamada pelo rádio, pedindo para que ela descesse até o rio, onde há um lugar seguro para todos. O final de Bird Box explica o motivo da protagonista se arriscar, já que que ela estava vivendo tranquilamente em uma floresta.

Após uma arriscada jornada, em que Tom (Trevante Rhodes), o padrasto das duas crianças, se arrisca para salvar a sua vida, o trio consegue chegar com vida no Santuário. Lá, descobrem que a salvação é uma escola para deficientes visuais, que não podem ser afetados pelos aliens.

Bird Box | Pessoas estão com medo de olhar para suas janelas após assistirem ao filme da Netflix

No fim do longa, os filhos de Malorie, que eram chamados apenas de Menino e Menina, ganham o nome de Olympia, a mãe biológica da menina, e de Tom. Logo depois, a personagem de Sandra Bullock termina a trama vendo um grande grupo de pássaros.

Desse final, surgem duas perguntas: quem são esses monstros e o que realmente significa o final de Bird Box?

Há poucos indícios no filme de como quem são esses aliens. Um indicativo pode ser visto nos desenhos de Gary (Tom Hollander), um dos seguidores deles – veja abaixo. Além disso, se conclui que eles não são fortes para machucar as pessoas, por isso as afetam mentalmente. Os seguidores deles, que eram os únicos capazes de enxergá-los, já estavam, na verdade, doentes.

O que também se sabe é que esses aliens se faziam as pessoas verem o que elas mais temem. No caso de Lydia (Rebecca Pidgeon), ela começa a ver a sua mãe em um carro pegando fogo, algo que puxa um gatilho para a personagem tirar a própria vida.

Os próprios personagens trazem teorias do que esses monstros são. Para alguns, é uma catástrofe natural, mas para outros, são demônios que decidiram julgar a humanidade. Charlie (Lil Rel Howery) afirma que esse monstro existe em diferentes culturas, como na mitologia céltica, chinesa e do zoroastrismo. O seu nome varia entre Aka Manah, Surgat, Huli Junga ou Pacú.

Pelas características mostradas no filme, a teoria de Charlie pode fazer bastante sentido.

O filme, no final das contas, acaba sendo um conto sobre a busca da esperança. Malorie e Olympia evoluem juntas ao longo dele, desde a gravidez de ambas até Olympia ser morta, mostrando uma clara diferença entre as duas. Enquanto Malorie desconfia de todos, o que a faz ficar viva, Olympia é amável e espera sempre o melhor de outras pessoas.

Bird Box | Sandra Bullock prepara sua fuga em prévia de 5 minutos do filme da Netflix

Mesmo assim, ao longo de Bird Box, Malorie começa a encontrar um meio-termo entre a sua personalidade e a de Olympia, o que faz a protagonista e os filhos chegarem vivos ao final da trama. Não apenas isso, por isso que nomeia a garota com o nome da mãe biológica.

Já o Santuário não é apenas uma escola para deficientes visuais, mas sim uma analogia para a fé cega. Foi com essa força que a personagem de Sandra Bullock consegue encontrar forças para percorrer o arriscado caminho com as duas crianças. Enquanto isso, os pássaros livres representam que Malorie libertou todos os seus sentimentos ao final da jornada.

O elenco do suspense ainda conta com John Malkovich, Jackie Weaver, Trevante Rhodes, Lil Rel Howery, Machine Gun Kelly e Danielle Macdonald.

Eric Heisserer, indicado ao Oscar por seu trabalho em A Chegada, assina o roteiro de Bird Box. Susanne Bier, diretora dinamarquesa de The Night Manager, dirige.

Bird Box já está disponível na Netflix.