Filmes

Harry Potter | Padres culpam franquia pelo crescimento do número de exorcismos

Harry Potter está sendo mais uma vez culpado pelo aumento no número de exorcismos, com padres dos Estados Unidos dizendo que o interesse na franquia de magia estimula “possessões demoníacas”.

Sacerdotes que conduzem exorcismos contaram que práticas ocultas e símbolos podem servir de portas para um demônio, como relatou o The Times.

Um exorcista disse ao The Atlantic que a franquia Harry Potter “fez com que os americanos parassem de pensar que toda magia é sombria”.

Harry Potter | Fãs criam curta-metragem russo inspirado na franquia

O exorcista oficial da Arquidiocese de Indianápolis, o padre Vincent Lampert, comentou: “Quando fui nomeado há 13 anos, provavelmente recebi cerca de 100 consultas por ano. Agora recebo cerca de 1.700 consultas por ano. Magia é o foco no indivíduo, ao invés de ter que lidar com Deus.”

Para o padre, Harry Potter “encorajou a crença de que, de alguma forma, o poder está dentro deles. Mesmo dentro do mundo do exorcismo, a premissa é que Deus não é um espectador, Deus é o ator principal.”

Um historiador da religião na vida americana da Universidade de Auburn, no Alabama, Adam Jortner, mencionou que a influência dos livros infantis tem assustado os membros da igreja.

“A igreja apoiou C.S. Lewis pelos livros de Nárnia, uma poderosa alegoria do próprio cristianismo. Harry Potter é responsável por integrar a magia”, disse. “A igreja católica possui algumas das regras mais rigorosas sobre exorcismo do mundo.”

Esta não é a primeira vez que padres apontam que Harry Potter pode afetar no exorcismo.

Em 2016, dois dos maiores exorcistas da Igreja Católica revelaram que você poderia estar dando ao Diabo acesso ao seu corpo “ao ingerir bebidas alcoólicas, usar pornografia e assistir Harry Potter”.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.