Máquinas Mortais | Filme de Peter Jackson aposta em metáforas para retratar a situação política e social da atualidade

Publicadohá pouco tempo
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Atenção! Contém spoilers do enredo de Máquinas Mortais.

Máquinas Mortais | Filme de Peter Jackson deve dar prejuízo de US$ 100 milhões a Universal

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Máquinas Mortais estreou nos Estados Unidos na última semana, e já vem colecionando prejuízo nas bilheterias e críticas extremamente negativas. Um dos pontos levantados pelos críticos é a maneira como o longa utiliza elementos narrativos e metáforas para referenciar problemas políticos e sociais enfrentados na atualidade.

O filme traça paralelos com a crise imigratória internacional e a xenofobia em sua retratação da sociedade londrina. A capital do Reino Unido é vista como uma cidade predadora, que rouba recursos dos mais pobres. Os habitantes da cidade são vistos como elitistas e negam completamente a entrada de imigrantes em seu território, a não ser que eles aceitem trabalhar em ocupações perigosas que os londrinos preferem evitar.

O tráfico de pessoas também é explorado quando os protagonistas Hester e Tom tentam escapar do vilão do longa e são mandados para um pequeno trem debaixo da terra. Lá, eles são vendidos como escravos para um grupo de canibais.

A ação antrópica na devastação do planeta e paralelos com o aquecimento global e as mudanças climáticas são expostos quase explicitamente pela condição precária em que o mundo de Máquinas Mortais se encontra.

A trama segue a adaptação do livro de Philip Reeve, que mostra o adolescente Tom Natsworthy em um mundo futurístico com design steampunk de Londres, que é controlada por máquinas ligadas ao planeta Terra, se alimentando dos recursos de cidades pequenas. Tom, juntamente com uma jovem mulher partem em uma jornada de mistério para descobrir informações sobre esse mundo injusto.

O filme conta com Robert Sheehan como Tom, Hera Hilmar, Jihae, Leila George, Hugo Weaving, Stephen Lang, Patrick Malahide, Colin Salmon e Rege-Jean Page.

Máquinas Mortais estreia em 10 de janeiro de 2019 no Brasil.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio