Filmes

Mrinal Sen, lendário diretor indiano, morre aos 95 anos

O aclamado e pioneiro diretor indiano Mrinal Sen morreu nesse domingo (30), aos 95 anos, em sua amada cidade natal Kolkata.

Mulher-Maravilha | Compositor da clássica série de TV morre aos 91 anos

Sen é conhecido como um dos mais influentes diretores de uma nova onde de filmes produzida por cineastas indianos nos anos 60 e 70.

O diretor formou um trio com os cineastas Satyajit Ray e Ritwik Ghatak da província de Bengala, e o grupo produziu diversos filmes que impactaram a sociedade indiana e foram extremamente elogiados em circuitos internacionais.

San nasceu em 1925, quando a Índia ainda era controlada pelo Reino Unido, na área onde se encontra o Bangladesh. Sua estreia no cinema aconteceu em 1955, com o filme Raat Bhore.

Seu filme mais famoso é Bhuyan Shome, lançado em 1969. O longa conta a história de um funcionário público que sofre uma transformação impressionante quando sai para caçar.

Durante sua carreira, Sen recebeu diversos prêmios em festivais de cinema, como o de Berlim e o de Cannes.

Grandes personalidades da sociedade indiana lembraram do legado do diretor nesse domingo.

“Seu olhar penetrante e sensível sobre a realidade social da Índia o transformou em um cronista de nosso tempo”, afirmou Ram Nath Kovind, presidente da Índia.

A causa da morte oficial do diretor não foi divulgada, mas ele já batalhava contra uma doença degenerativa há alguns anos.

Mrinal Sen deixa para trás seu filho único, Kunal.

Sair da versão mobile