Filmes

O Exorcista | Clássico do terror comemora 45 anos de seu lançamento

Em 26 de dezembro de 1973, O Exorcista chegava aos cinemas. 45 anos depois, o filme é celebrado como um marco entre os filmes de terror, e até hoje é considerado um dos mais assustadores e sombrios do gênero.

O Exorcista | Escada mostrada no filme pode se tornar marco histórico nos EUA

Baseado no livro de William Peter Blatty, o filme conta a história de Regan (Linda Blair), uma garota comum que acaba sendo possuída pela entidade maligna Pazuzu e precisa passar por um exorcismo para salvar seu corpo e sua alma.

O livro, por sua vez, foi inspirado em um caso real de suposta possessão demoníaca. Roland Doe sofreu uma série de exorcismos em 1949, atraindo atenção nacional para sua batalha.

O filme teve uma produção no mínimo conturbada. Diretores prestigiados como Stanley Kubrick e Arthur Penn se negaram a produzir a adaptação. Acidentes no set de filmagens e problemas pessoais na vida dos atores contribuíram para a lenda que afirma que o filme foi amaldiçoado.

O Exorcista se transformou em um dos filmes de terror mais bem sucedidos da história. Inicialmente previsto para ser exibido em apenas 26 cinemas nos Estados Unidos, o filme recebeu dez indicações para Oscar, se tornando o primeiro filme de terror da história para ser indicado ao prêmio de Melhor Filme.

Sair da versão mobile