Desde que foi lançado pela Netflix, o hit Bird Box está sendo bastante comparado com Um Lugar Silencioso, sucesso de terror com John Krasinski e Emily Blunt. Os dois longas colocam a humanidade em situações extremas de sobrevivência.

Em Um Lugar Silencioso, os protagonistas não podem fazer barulho, se não podem ser mortos por terríveis criaturas. Já em Bird Box, o preço da sobrevivência é não olhar para os alienígenas, o que faz os humanos andarem vendados.

Apesar dessa semelhança de roteiro, os filmes são bem diferentes em alguns aspectos.


Silêncio contra o Som

Apesar de ambos utilizarem a perda de um sentido, vale lembrar que são dois sentidos diferentes. Em Um Lugar Silencioso, a trama mostra o desafio dos Abbott em viver em silêncio tendo filhos. Além disso, a estaca inicial é dada com a morte do pequeno filho do casal, Beau. A falta de som é bastante utilizada na trama, até para criar momentos de tensão.

Enquanto isso, em Bird Box, a família liderada por Malorie, vivida por Sandra Bullock, tem como objetivo atravessar um grande rio para chegar ao Santuário que pode salvá-los. Muitas vezes o filme conta até com momentos de ação e com adoradores dos aliens.

O que ambos podem ter em comum, nesse ponto, é que são filmes sobre acreditar, nunca cair em desespero e continuar sobrevivendo não importa qual seja o desafio.

Bird Box | Netflix pede que fãs parem com desafio inspirado no filme com Sandra Bullock

Bird Box é sobre sobrevivência, Um Lugar Silencioso sobre viver

Outra diferença marcante é como os filmes retratam a vida dos sobreviventes. Em Bird Box, Malorie é uma realista que viu todos ao seu redor serem mortos e precisa achar um jeito de continuar a viver. Dois pontos apresentados na trama são uma prova desse argumento: a protagonista não nomeia os filhos, que são chamados de Garoto e Garota, e o filme se passa em dois períodos distintos, com um intervalo de cinco anos – mostrando o início e o depois da invasão alien.

Um Lugar Silencioso mostra os Abbott tendo uma vida quase normal, até com ações comuns do cotidiano, como um jantar em família, por exemplo. O desafio do filme é que Evelyn está grávida e o casal precisa fazer o parto sem que os monstros ouçam o barulho. Além disso, a filha do casal, Regan (Millicent Simmonds), até descobre uma vulnerabilidade das criaturas.

Os dois finais também apresentam diferenças. Em Bird Box, há esperança, enquanto em Um Lugar Silencioso, a família Abbott termina em verdadeiro caos.

Um Lugar Silencioso não mostra o colapso da sociedade, mas Bird Box sim

O terror escrito e dirigido por John Krasinski se passa praticamente todo na fazenda da família Abbott. É lá que o espectador tem pistas de como está o mundo após a invasão dos monstros. Também é através das pesquisas do protagonista, Lee, que se descobre que os aliens são cegos, chegaram por meteoros na Terra e matam porque são sensíveis ao som. Um Lugar Silencioso usa todos esses fatores para retratar a vida de uma família nesse terrível mundo.

Enquanto isso, Bird Box mostra como a sociedade entrou em colapso aos olhos de Malorie. O filme mostra como é estar em um grupo de sobreviventes e como aos poucos, o mundo como é se desfaz por causa dos monstros. Similar a The Walking Dead, o suspense de Susanne Bier mostra ondas de violência e até que algumas pessoas se corromperam para conquistar a sobrevivência.

Um Lugar Silencioso 2 | John Krasinski pode voltar para dirigir a continuação

Bird Box não mostra os monstros

Um Lugar Silencioso traz diversos momentos de tensão com os Abbott e os aliens, mesmo que esses apareçam apenas no terceiro ato. Os espectadores sabem o que os protagonistas estão enfrentando. Além disso, sabe-se que as criaturas podem ser mortas e contam com uma fraqueza, já que são sensíveis ao som.

Em Bird Box, os monstros mexem com o imaginário do espectador. Ninguém sabe como eles são, há apenas pistas sobre eles. As principais informações sobre esses inimigos são que eles criam impulsos ao suicídio e a sua existência pode ser explicada com antigos mitos. Para alguns críticos, é exatamente não mostrar as criaturas que faz o suspense ser um bom filme.

Bird Box está disponível na Netflix. Enquanto isso, Um Lugar Silencioso ganhará uma sequência, que está em processo de roteirização com John Krasinski, criador desse terrível mundo.