Diminui o número de diretoras comandando filmes de grande orçamento, aponta pesquisa

Publicadohá pouco tempo
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Uma pesquisa da Universidade do Estado de San Diego mostrou que diminuiu o número de diretoras comandando os filmes de maior orçamento de Hollywood de 2018. Em comparação com 2017, o número é 3% menor.

Os dados vão contra a superfície que se nota em Hollywood. Em 2018, Ava DuVernay foi a primeira mulher a dirigir um filme com orçamento de mais de US$ 100 milhões, com Uma Dobra no Tempo.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Além disso, Cathy Yan foi confirmada em Aves de Rapina, enquanto Patty Jenkins voltou para comandar Mulher-Maravilha 1984. Mesmo assim, ao que indica a pesquisa, esses são casos raros.

Adoráveis Mulheres | Emma Watson divulga foto de Greta Gerwig dirigindo o remake

O estudo foi feito a partir dos 250 filmes com maior orçamento do ano. A porcentagem encontrada de diretoras foi de 8%, dado menor que o verificado em 1998, quando 9% dos longas eram comandados por mulheres.

Em contrapartida, foi verificado que o número de mulheres em outras funções, como roteiro, edição e produção, subiu de 18% para 20%. É também notado que, individualmente, os números nesses cargos melhoraram: 26% dos filmes têm mulheres na produção, 21% na produção executiva, 21% na edição, 16% na edição, 16% no roteiro e 4% na direção de fotografia.

“É necessária uma vontade de mudar, uma propriedade do problema – significando esforço para maiores papéis, transparência, e traçar objetivos”, afirmou Martha Lauzen, responsável pela pesquisa.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio