Filmes

Filme sobre meninos de 10 anos que mataram criança de 2 gera revolta família da vítima

Atenção! O texto abaixo contém descrição e assassinato e violência contra crianças.

Oscar 2019 | Pantera Negra e Vingadores: Guerra Infinita aparecem em lista de semifinalistas

O curta-metragem Detainment, cotado para indicação ao Oscar, está causando a maior polêmica. O filme foca na história real do assassinato do pequeno James Bulger, morto em 1993 por uma dupla de meninos de 10 anos na cidade inglesa de Kirby.

Bulger tinha apenas dois anos quando foi morto com requintes de crueldade por Robert Thompson e Jon Venables. O menino foi atraído pela dupla enquanto estava em um shopping da região. Eles levaram o pequeno para uma linha de trem, e lá começaram a tortura.

Um dos garotos jogou uma espécie de tinta tóxica no olho esquerdo de Bulger, enquanto o outro chutava, pisava e jogava pedras no menino. A causa da morte oficial foi traumatismo craniano, provocado por uma pedaço de concreto, embora Bulger tenha sofrido mais de 40 fraturas no corpo todo. Seu cadáver foi deixado na linha do trem, e acabou sendo partido ao meio por um dos veículos que passava pelo local.

Thompson e Venables foram julgados em novembro de 1993, se transformando nas pessoas mais jovens a serem condenadas por assassinato na história do Reino Unido. Eles acabaram sendo soltos em 2001 por bom comportamento. Um deles, Venables, foi preso novamente em 2017 por acusações de posse de pornografia infantil.

Detainment foi produzido pelo cineasta Vincent Lambe com a intenção de humanizar os assassinos.

“Algumas pessoas podem achar ruim humanizar esses garotos, mas eu acho que se ninguém entender que eles são seres humanos, nunca conseguiremos compreender como crimes como esse acontecem”, declarou o diretor.

Quem não esta gostando nada da suposta humanização de Thompson e Venable é a família da vítima.

“Já faz mais de 26 anos que meu filho foi tirado de mim e assassinado, então já vi muitos documentários e matérias sobre ele. Eu me sinto ferido e ofendido com a produção desse filme, que não tem nem um pouco de compaixão por James e sua família”, afirmou Ralph Bulger, pai de James Bulger.

Confira o trailer do curta-metragem abaixo!

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.