Filmes

Oscar 2019 | Sindicato de Diretores de Fotografia critica ausência da categoria na transmissão

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas polemizou e foi criticada este ano por anunciar que algumas categorias não seriam exibidas durante a transmissão da cerimônia do Oscar 2019.

Além de cineastas e internautas furiosos, o Sindicato de Diretores de Fotografia dos EUA (American Society of Cinematographers), escreveu uma carta condenando a decisão da Academia.

“Após diversos comentários sobre o assunto de membros da ASC, eu acho que falo pela maioria deles ao declarar esta como uma decisão infeliz. Nós consideramos o cinema um processo de esforço colaborativo onde as responsabilidades de diretor, diretor de fotografia, montador e outras áreas se intercalam. Essa decisão pode ser percebida como uma separação e divisão desse processo criativo, minimizando nossas contribuições criativas fundamentais”, escreveu.

“A Academia é uma importante instituição que representa nossa arte aos olhos do mundo. Desde a criação da organização há 91 anos atrás, os Prêmios da Academia honraram o talento, técnica e contribuição dos diretores de fotografia no processo de cinema, mas não podemos condenar em silêncio essa decisão sem protestar”, finaliza Kees van Ostrum, Presidente da ASC.

Oscar 2019 | The Rock explica por que recusou ser o apresentador

Na última segunda-feira (11), a Academia confirmou que as categorias de Melhor Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Maquiagem & Cabelo e Melhor Curta-Metragem acontecerão durante os intervalos comerciais, sem serem televisionadas.

Porém, será possível assistir a entrega desses prêmios online, visto que a Academia transmitirá a cerimônia completa – e sem cortes – no site oficial do Oscar.

Neste ano, o Oscar não terá apresentador fixo. Após polêmica, Kevin Hart desistiu de comandar a cerimônia.

A cerimônia do Oscar 2019 acontecerá em 24 de fevereiro.

Sair da versão mobile