Filmes

Capitã Marvel | Saiba como o filme muda o que sabemos sobre o MCU

Ambientado principalmente em 1995, Capitã Marvel explora um período inédito do MCU, detalhando os primeiros dias de Nick Fury e Phil Coulson na SHIELD em um mundo que não experimentava super-heróis ativos desde o Homem-Formiga e a Vespa originais durante a Guerra Fria.

Capitã Marvel | Cena pós-créditos quase foi conectada com Thor: Ragnarok

Como tal, há revelações no filme que subvertem nossas noções de MCU enquanto preenchem as lacunas cronológicas dentro de sua história. A seguir, você confere algumas das maiores mudanças de perspectiva sobre lugares, planos e personagens feitas em Capitã Marvel.

Projeto Pegasus

Visto pela primeira vez na cena pós-créditos de Thor, o Projeto Pegasus é uma instalação remota da SHIELD e da NASA em que o Tesseract é mantido e eventualmente roubado por Loki, que destrói todo o lugar em Os Vingadores.

Capitã Marvel revela que, antes de guardar o Tesseract, a instalação era usada como hangar para abrigar aeronaves experimentais. Lá está um arquivo de registros militares ultrassecretos em que Carol Danvers descobre seu verdadeiro passado na Terra.

Invasão Secreta

Desde que os fãs descobriram que a raça Skrull estaria em Capitã Marvel, foi amplamente especulado que isto simbolizaria o início da Invasão Secreta no MCU. A suposição foi apoiada por materiais promocionais que revelaram que os alienígenas que mudam de forma se infiltraram na SHIELD para avançar com uma agenda não especificada.

Ao longo de Capitã Marvel, é revelado que os alienígenas na verdade são refugiados, lutando uma guerra contra os Kree. Após se infiltrarem na SHIELD e quase matarem Nick Fury em muitas ocasiões, eles abandonam qualquer pretensão de conquistar a Terra e partem com Carol Danvers para encontrar um novo mundo para morar.

Quinjet

O principal modo de transporte para os Vingadores, o Quinjet se aventurou no espaço ao levar Hulk para Sakaar algum tempo antes dos eventos de Thor: Ragnarok.

O antecessor da aeronave, o Quadjet, é apresentado em Capitã Marvel como um veículo mais compacto, apropriadamente equipado com quatro motores em vez dos cinco do seu sucessor. Inicialmente incapaz de deixar a atmosfera da Terra, o Quadjet passa por modificações feitas pelos Skrulls, que permitem que ele entre na órbita do planeta.

Tesseract

Grande parte da Fase Um do MCU girou em torno do Tesseract, mais tarde revelado como a Joia do Espaço. Recuperado pelo Caveira Vermelha na Noruega durante a Segunda Guerra Mundial para alimentar uma máquina de guerra da Hydra, o cubo cósmico foi recuperado por Howard Stark no final de Capitão América: O Primeiro Vingador e visto sob os cuidados da SHIELD em Thor. Thanos mandou Loki para recuperar o cubo em Os Vingadores, mas não funcionou na ocasião.

A Joia do Infinito desempenha um papel muito importante na transformação de Carol Danvers na peça central das experiências de Mar-Vell para criar um motor de ultravelocidade. Após Yon-Rogg atacar e matar Mar-Vell e tentar recuperar o cubo para si mesmo, Carol destrói o motor, ganhando super-poderes durante a explosão.

O Tesseract é armazenado no laboratório secreto de Mar-Vell orbitando a Terra antes de ser temporariamente ingerido pelo extraterrestre Goose. Na cena pós-créditos do filme, Goose é visto vomitando o Tesseract totalmente intacto na mesa de Nick Fury, revelando como o cubo acabou sob custódia da SHIELD. Só não está claro como Mar-Vell conseguiu o cubo das mãos de Howard Stark.

Nick Fury

Maior espião do MCU, Nick Fury foi o elo dos filmes da Marvel por muito tempo, desde Homem de Ferro, de 2008. Como diretor da SHIELD, Fury é o responsável por formar os Vingadores, protegendo o mundo de todos os tipos de ameaças. Sua marca registrada é seu tapa olho, que ele atribuiu a uma traição inesperada em Capitão América: O Soldado Invernal.

Capitã Marvel explora a história de origem de Fury, com o promissor agente da SHIELD contando detalhes de sua vida no Alabama e seu serviço militar antes de entrar na comunidade secreta de inteligência. Fica sugerido que suas ações em Capitã Marvel o tornaram líder da SHIELD, e não o fato de ele ter resgatado Alexander Pierce na Colômbia como mencionado em O Soldado Invernal. E a perda de um dos seus olhos é causada pelas garras do gato Goose.

Iniciativa Vingadores

Plano de longo prazo de Nick Fury para unir os heróis da Terra para proteger a humanidade de ameaças iminentes, a Iniciativa Vingadores é citada pela SHIELD desde Homem de Ferro. Anos mais tarde, Tony Stark analisa os arquivos da iniciativa, fornecendo novos detalhes sobre Hulk, Thor e Capitão América.

A cena final de Capitã Marvel mostra Fury em seu escritório depois de sua aventura intergalática. Recuperando-se da perda recente de um dos olhos, Fury encarrega Coulson de localizar indivíduos extraordinários enquanto digita sobre seus planos inspirados em sua missão com a Capitã Marvel. Originalmente intitulado “Iniciativa Protetores”, o plano muda de nome assim que Fury nota que o sinal de chamada da Força Aérea de Carol Danvers era “Vingadora”, renomeando-o de acordo com isso.

Capitã Marvel | Filme traz referência à Mulher-Aranha

Brie Larson é a protagonista de Capitã Marvel, que também tem Samuel L. Jackson (Nick Fury), Clark Gregg (Phil Coulson), Ben Mendelsohn (Talos), Djimon Hounsou (Korath), Lee Pace (Ronan), Lashana Lynch, Gemma Chan (Minn-Erva), Algenis Perez Soto, Rune Temte, McKenna Grace, Kenneth Mitchell (Joseph Danvers) e Jude Law (Yon-Rogg) no elenco.

A dupla de cineastas independentes Ryan Fleck e Anna Boden (Half Nelson) dirige o filme.

Capitã Marvel já está em exibição nos cinemas.

Sair da versão mobile