Última loja da Blockbuster no mundo não tem planos de fechar

Publicadohá pouco tempo
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Quinze anos atrás, um fã de cinema poderia entrar em qualquer uma das 9 mil lojas da Blockbuster e sair com um sucesso de Steven Spielberg.

Agora, as opções são limitadas para aqueles que querem alugar uma cópia de O Resgate do Soldado Ryan de outro lugar que não seja uma locadora. Existem apenas duas lojas da Blockbuster restantes no mundo. Muito em breve, haverá apenas uma.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

De acordo com o New York Times, a penúltima loja da Blockbuster, com uma placa azul e amarela presa ao lado de uma agência imobiliária na Austrália Ocidental, deixará de alugar filmes na quinta-feira e fechará definitivamente no final do mês. Duas lojas no Alasca, parte do grupo final de lojas da Blockbuster nos Estados Unidos, fecharam em julho.

Isso fará com que a loja da Blockbuster em Bend, no estado de Óregon, seja única: uma remanescente corporativa, perto da rodovia, perto de um revendedor de cannabis e de um serviço de cremação de animais de estimação.

Mas isto não é um lamento pela Blockbuster nem pelo modo como a Netflix e a pirataria mataram locadoras ao redor do mundo. Muitos já lamentaram quando a empresa entrou com pedido de falência em 2010, encolheu para 300 lojas e depois fechou praticamente todas elas.

Capitã Marvel se inspira em loja da Blockbuster para divulgação do filme

Trata-se da capacidade da loja em Bend de viver e evitar ser transformada em uma casa de penhores ou um restaurante fast-food.

Quando Sandi Harding, gerente geral da loja da Blockbuster em Bend, ouviu que estaria dirigindo o que é efetivamente a última sobrevivente da rede de locadoras, ela postou uma mensagem empolgada no Facebook: “Caramba, é emocionante!”

A loja em Bend se tornou uma franquia da Blockbuster em 2000. Ela tem cerca de 4.000 contas ativas e registra algumas novas a cada dia, disse Harding. Alguns dos novos clientes são turistas que viajaram por várias horas para parar na loja.

A loja tem um contrato de licença que seus proprietários assinam com a Dish Network, que comprou a Blockbuster por US$ 320 milhões em 2011.

“Sermos os últimos nos reenergizou”, disse Harding em uma entrevista. “Nos tratam como celebridades.”

Uma possível explicação para a longa vida útil da loja: Bend está em uma região que a prefeita da cidade, Sally Russell, descreve como “grandes extensões com comunidades muito pequenas”, que geralmente não têm acesso fácil à Internet de alta velocidade.

Muitos moradores de áreas remotas param na Blockbuster durante suas viagens semanais à cidade para alugar filmes, em parte devido à política de locação de sete dias da loja, disse Russell, acrescentando que o status de última loja do mundo é engrandecedor.

“É como o velho vinil e como se todo mundo quisesse ter os toca-discos novamente”, disse. “Chegamos em um momento em que algo fora de moda pode retornar. Definitivamente há interesse em manter viva essa maneira quase extinta de assistir filmes.”

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio