Filmes

Última loja da Blockbuster no mundo não tem planos de fechar

Quinze anos atrás, um fã de cinema poderia entrar em qualquer uma das 9 mil lojas da Blockbuster e sair com um sucesso de Steven Spielberg.

Agora, as opções são limitadas para aqueles que querem alugar uma cópia de O Resgate do Soldado Ryan de outro lugar que não seja uma locadora. Existem apenas duas lojas da Blockbuster restantes no mundo. Muito em breve, haverá apenas uma.

De acordo com o New York Times, a penúltima loja da Blockbuster, com uma placa azul e amarela presa ao lado de uma agência imobiliária na Austrália Ocidental, deixará de alugar filmes na quinta-feira e fechará definitivamente no final do mês. Duas lojas no Alasca, parte do grupo final de lojas da Blockbuster nos Estados Unidos, fecharam em julho.

Isso fará com que a loja da Blockbuster em Bend, no estado de Óregon, seja única: uma remanescente corporativa, perto da rodovia, perto de um revendedor de cannabis e de um serviço de cremação de animais de estimação.

Mas isto não é um lamento pela Blockbuster nem pelo modo como a Netflix e a pirataria mataram locadoras ao redor do mundo. Muitos já lamentaram quando a empresa entrou com pedido de falência em 2010, encolheu para 300 lojas e depois fechou praticamente todas elas.

Capitã Marvel se inspira em loja da Blockbuster para divulgação do filme

Trata-se da capacidade da loja em Bend de viver e evitar ser transformada em uma casa de penhores ou um restaurante fast-food.

Quando Sandi Harding, gerente geral da loja da Blockbuster em Bend, ouviu que estaria dirigindo o que é efetivamente a última sobrevivente da rede de locadoras, ela postou uma mensagem empolgada no Facebook: “Caramba, é emocionante!”

A loja em Bend se tornou uma franquia da Blockbuster em 2000. Ela tem cerca de 4.000 contas ativas e registra algumas novas a cada dia, disse Harding. Alguns dos novos clientes são turistas que viajaram por várias horas para parar na loja.

A loja tem um contrato de licença que seus proprietários assinam com a Dish Network, que comprou a Blockbuster por US$ 320 milhões em 2011.

“Sermos os últimos nos reenergizou”, disse Harding em uma entrevista. “Nos tratam como celebridades.”

Uma possível explicação para a longa vida útil da loja: Bend está em uma região que a prefeita da cidade, Sally Russell, descreve como “grandes extensões com comunidades muito pequenas”, que geralmente não têm acesso fácil à Internet de alta velocidade.

Muitos moradores de áreas remotas param na Blockbuster durante suas viagens semanais à cidade para alugar filmes, em parte devido à política de locação de sete dias da loja, disse Russell, acrescentando que o status de última loja do mundo é engrandecedor.

“É como o velho vinil e como se todo mundo quisesse ter os toca-discos novamente”, disse. “Chegamos em um momento em que algo fora de moda pode retornar. Definitivamente há interesse em manter viva essa maneira quase extinta de assistir filmes.”

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.