Mesmo depois de décadas, Laranja Mecânica segue sendo um dos trabalhos mais renomados de Stanley Kubrick. Apesar disso, a experiência do protagonista do filme, Malcolm McDowell, parece não ter sido tão positiva.

Em relato ao The Guardian, o ator que interpretou Alex DeLarge afirmou que a preparação para viver o personagem não foi nada prazerosa:

“Eu passei nove meses com o Stanley antes de começar as filmagens, assistindo filmes violentos todos os dias. Eram filmes terríveis, com campos de concentração e corpos empilhados. Ele (Stanley Kubrick) estava pensando em usar esses filmes em uma sequência de tratamento, em que Alex adquire aversão à terapia.”


McDowell também falou sobre o calote que tomou de Kubrick. Antes das filmagens, ele pediu para receber $100,000 dólares, juntamente com 2.5% da arrecadação da bilheteria do filme. O ator disse que Kubrick até tentou cumprir a promessa, mas a Warner não aceitou o acordo. Depois que o firme se tornou um sucesso, McDowell achou que iria ficar rico, mas Kubrick disse a ele que isso não ia acontecer, o que acabou frustrando o ator.

A Laranja Mecânica, de 1971 é um dos grandes sucessos da carreira de Stanley Kubrick. O filme que conta a história do sociopata Alex DeLarge hoje é considerado um clássico do cinema.