Filmes

Especialista diz que Vingadores: Ultimato não tem grandes chances no Oscar

Desde que Pantera Negra conquistou 7 indicações no Oscar 2019 (incluindo Melhor Filme) e saiu com 3 vitórias, a premiação da Academia caiu nas graças da Marvel Studios.

Porém, a jornalista Anne Thompson, do IndieWire, acredita que o mais recente sucesso do estúdio, Vingadores: Ultimato, não terá essa mesma recepção de prestígio. Além de algumas categorias técnicas.

A justificativa do artigo de Thompson é simples: a Academia tende a não ser muito simpática com continuações e obras recicladas, e Ultimato não somente é o quarto filme dos Vingadores, mas literalmente um filme que revisita diversos momentos de outras obras do MCU.

Filmes blockbusters também são vistos com certo preconceito pela Academia. Com exceção daqueles que são movidos por autores, como Avatar de James Cameron ou Mad Max: Estrada da Fúria, de George Miller. O grande exemplo fica também com a trilogia Senhor dos Anéis, que teve O Retorno do Rei como principal campeão no Oscar de 2003. A diferença, novamente, fica no papel de Peter Jackson como autor, e revolucionário na indústria de efeitos visuais.

Até mesmo Ryan Coogler, de Pantera Negra, é um cineasta cuja carreira tem mais peso autoral do que a dos irmão Anthony e Joe Russo – não que isso seja uma ofensa ao trabalho dos irmãos, de forma alguma, mas revela uma diferença entre se iniciar na televisão em um sistema mais “operário”, e a ascensão de Coogler, que vem diretamente do cinema independente. Além disso, Pantera Negra tinha a relevância social a seu favor.

Porém, Vingadores: Ultimato certamente deve se destacar nas categorias técnicas. Assim como seu predecessor, Guerra Infinita, o filme deve ser indicado a Melhores Efeitos Visuais. Mais algumas categorias onde o longa pode aparecer incluem Edição de Som, Mixagem de Som e – apostando alto – Montagem. Os números de bilheteria explosivos do filme não deixarão a obra passar despercebida nas premiações.

Há também indícios de que a Marvel pode elaborar uma campanha pesada para que Robert Downey Jr. seja indicado a Melhor Ator (ou Ator Coadjuvante, um campo menos disputado). O intérprete do Homem de Ferro recebeu diversos elogios da crítica, e uma indicação seria uma bela forma de encerrar sua jornada de 11 anos interpretando Tony Stark. E sinceramente? Seria bem merecido, já que o ator está excelente no filme,

O elenco confirmado de Vingadores: Ultimato inclui Robert Downey Jr, Chris Evans, Chris Hemsworth, Scarlett Johansson, Jeremy Renner, Mark Ruffalo, Paul Rudd, Don Cheadle, Tessa Thompson, Bradley Cooper, Brie Larson, Karen Gillan, Josh Brolin, Gwyneth Paltrow, Jon Favreau e Tessa Thompson.

Anthony e Joe Russo (Vingadores: Guerra Infinita) retornam para a direção.

Vingadores: Ultimato está em exibição nos cinemas.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.