Alejandro González Iñárritu entra na guerra contra a Netflix

Publicadohá pouco tempo
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Alejandro González Iñárritu é o mais novo cineasta a atacar a Netflix. Durante conferência de imprensa no festival de Cannes, o diretor defendeu a experiência cinematográfica contra os avanços da companhia de streaming.

“Realmente acredito que assistir não é o mesmo que ver um filme”, disse o diretor. “Assistir é algo. Ver é outra coisa. Ver não é experimentar. Cinema nasceu para ser experimentado como uma experiência coletiva”.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

“Não tenho nada contra assistir em um telefone, no iPad, em um computador”, continuou o diretor de Birdman. “Mas sei que assistir um filme lá não é a mesma coisa… a Netflix está fazendo um ótimo trabalho. É ótimo que eles existam na televisão. Por que não dar a chance das pessoas experimentarem o cinema?”.

Obviamente a popularidade do streaming ameaça o mercado arcaico e ultrapassado do cinema tradicional, cujo modelo de negócios se torna cada vez menos sustentável. O que é necessário é que pessoas como Iñárritu parem de atacar a Netflix, a Amazon, ou seja lá qual for a companhia, e passem a investir em formas de atrair mais público para o cinema tradicional.

O cinema precisa evoluir, caso contrário se tornará uma mera relíquia.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio