Filmes

Nem os diretores sabem o que aconteceu com este personagem de Vingadores: Ultimato

Cuidado! Contém spoilers de Vingadores: Ultimato!

Vingadores: Ultimato traz uma decisão curiosa para o destino de Gamora, vivida por Zoe Saldana no universo da Marvel.

Ainda que a personagem tenha morrido em Vingadores: Guerra Infinita, sua versão do passado é trazida para o futuro. Ela luta ao lado dos Vingadores, e uma dúvida curiosa se formou sobre seu destino em Vingadores: Ultimato.

Na batalha final, Tony Stark usa a manopla do Infinito para desintegrar todo o exército de Thanos. Tecnicamente, Gamora faz parte desse exército, e o Business Insider perguntou aos diretores Anthony e Joe Russo sobre essa questão.

“Não sabemos se ela foi desintegrada ou se sobreviveu. Isso provavelmente é uma pergunta que Guardiões da Galáxia 3 vai responder”, diz Joe Russo.

“O Peter Quill também não sabe”, complementa Anthony.

Joe Russo esclarece, no entanto, que a Gamora que aprendemos a gostar não é a mesma da apresentada em Vingadores: Ultimato.

“Mesmo se ela estiver viva, ela não é a mesma Gamora”, disse ele ao Comic Book. “Graças às mudanças na linha do tempo, o que você tem são personagens diferentes. Ela não tem as mesmas memórias e as mesmas experiências, ela não tem o mesmo relacionamento com ele [Peter Quill] e isso promete ser uma jornada para o personagem”, disse Joe Russo.

O que aconteceu com Gamora de fato deve ser uma das principais tramas de Guardiões da Galáxia 3.

Por que Gamora volta e a Viúva Negra não?

Vingadores: Ultimato causa uma certa confusão na equipe de heróis da Marvel e na linha do tempo do universo cinematográfico. Os destinos de Gamora e Viúva Negra no filme são fundamentais para a dúvida.

A Viúva Negra morre para conseguir a Joia da Alma, e aparentemente não retorna após o Capitão América, supostamente, devolver ela. Já uma Gamora do passado invade a linha do tempo do presente e assim, volta a se juntar aos heróis.

Os roteiristas Christopher Markus e Stephen McFeely explicaram a decisão para Variety.

“Não é a Gamora morta pela Joia da Alma, é a do passado. Quando Gamora foi jogada daquele penhasco, aquela morreu. Mas, essa é uma Gamora anterior. Então, ela está viva no passado e viaja para o presente, como vocês sabem”, afirmou Markus.

Os escritores também discutiram a possibilidade de trazer uma Viúva Negra do passado. Parece que isso não acontecerá.

“Seria uma decisão egoísta e sem sentido. Efetivamente, roubaríamos uma Viúva Negra do passado que não sabe nada sobre o que está acontecendo. Não seria pedir se ela gostaria de viajar no tempo”, afirmou Markus.

Assim, os roteiristas garantem que as mortes pela Joia da Alma serão sempre definitivas.

Agora com cena pós-créditos, Vingadores: Ultimato está em exibição nos cinemas.

No Brasil, já faturou R$ 16 milhões e se tornou o segundo filme mais visto de todos os tempos.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.