X-Men: Fênix Negra abriu com a pior bilheteria da franquia dos mutantes da Fox, além de uma péssima reação crítica que o coloca como um dos fracassos do ano até agora.

Um novo relatório da The Hollywood Reporter tentou analisar o que exatamente deu errado nos bastidores para que o longa de Simon Kinberg tivesse uma recepção tão frustrante, e há alguns fatores relevantes.

Tudo começa com a recepção já decepcionante de X-Men: Apocalipse. O filme fez em dinheiro em 2016, mas foi um valor abaixo do bem-sucedido X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, além de ter tido uma reação crítica mista/negativa. Diante disso, os produtores da Fox raciocinaram que X-Men: Fênix Negra precisava ser um “anti-Apocalipse”, trazendo menos ação e espetáculo para acomodar uma trama mais intimista e “menor”.


Dessa forma, a Fox preparou Fênix Negra para um período longe de grandes blockbusters, marcando sua primeira data de estreia em novembro de 2018. Porém, o filme foi adiado para fevereiro de 2019 quando uma série de refilmagens do ato final se tornou necessária, invalidando a hipótese de finalizá-lo a tempo.

Porém, o filme foi adiado novamente por conta de um fator inesperado: James Cameron. Nessa brincadeira de calendário, Cameron exigiu que a Fox adiasse Alita: Anjo de Combate de sua data original em dezembro, evitando confronto com Aquaman, Bumblebee e O Retorno de Mary Poppins, justamente para fevereiro de 2019. Isso significaria outra mudança para Fênix Negra, concretizando o pesadelo de Simon Kinberg: uma estreia no verão americano, junto de outros filmes grandes. Como Fênix Negra foi idealizado como um filme menor, ele seria massacrado pela competição.

X-Men: Fênix Negra gira em torno de um dos personagens mais amados dos X-Men, Jean Grey, enquanto ela evolui para a icônica Fênix Negra. Durante uma missão de resgate no espaço com risco de vida, Jean é atingida por uma força cósmica que a transforma em um dos mais poderosos mutantes. Lutando com esse poder cada vez mais instável, e também com seus próprios demônios, Jean fica fora de controle, dividindo a família X-Men e ameaçando destruir a própria estrutura do nosso planeta.

O elenco de X-Men: Fênix Negra conta com os retornos de Sophie Turner, James McAvoy, Michael Fassbender, Jennifer Lawrence, Nicholas Hoult, Alexandra Shipp, Tye Sheridan, Evan Peters e Kodi Smit-McPhee. Jessica Chastain vive a vilã do filme.

X-Men: Fênix Negra está em exibição nos cinemas.