Filmes

X-Men: Fênix Negra traz grande problema para saga dos mutantes

Cuidado! Contém SPOILERS de X-Men: Fênix Negra!

X-Men: Fênix Negra está sendo divulgado como o encerramento da saga dos mutantes no cinema. Porém, traz um grande furo de roteiro na narrativa de toda franquia.

Mesmo que a saga possa ser dividida em dois universos diferentes, X-Men: Fênix Negra consegue bagunçar com as duas linhas do tempo. Acompanhe os fatos, lembrando que eles estão com spoilers.

X-Men: Primeira Classe se passa em 1962. Como é uma espécie de reboot para franquia, não tem problema. Todos os mutantes da primeira geração estão jovens e prontos para mudar o mundo.

Depois, há X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, com uma história que se passa em 1973. O filme, de maneira inteligente, consegue englobar toda a franquia e encerrar de uma forma melhor a história que começa com X-Men (2000).

Esse longa conta com um limbo em sua trama, onde sai de 1973 e vai para o futuro. Lembre-se: X-Men: Fênix Negra tem a história se passando entre esse limbo que não é apresentado em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido.

No final, X-Men: Dias de um Futuro Esquecido consegue englobar e corrigir as histórias de X-Men, X-Men 2, X-Men: Confronto Final, X-Men Origens: Wolverine e Wolverine: Imortal.

O encerramento é feliz, com Logan na escola do Professor Xavier. Lá, todos os mutantes estão felizes, no ano de 2023. Jean Grey, inclusive, está mais viva do que nunca.

Nessa linha do tempo, o aclamado filme Logan poderia ter se encaixado perfeitamente, sendo um grande encerramento para saga.

No entanto, veio o longa X-Men: Apocalipse, que se passa em 1983. O final de X-Men: Dias de um Futuro Esquecido se torna mais uma continuação e os mutantes estão na ativa na década de 80, com Jean Grey de volta, o que faz sentido.

Foca-se, então, em X-Men: Fênix Negra. O longa começa em 1975, com Jean Grey causando o acidente que mata a sua mãe e possivelmente seu pai. Depois, a história pula para 1992, onde os eventos da saga da Fênix Negra se passam.

Uma observação é que os personagens que aparecem em X-Men: Primeira Classe envelhecem muito pouco. Lembrando: se passaram 30 anos desde os eventos daquele filme.

No entanto, o grande problema vem no final. Jean Grey se sacrifica para salvar os mutantes e morre. Como ela poderia estar viva, então, em 2023, no final de X-Men: Dias de um Futuro Esquecido? E mais, como ela chega a conhecer Logan, que é, muitas vezes, movido por sua paixão por ela? Esse detalhe, inclusive, causa um furo maior ainda no roteiro.

X-Men: Fênix Negra está em cartaz nos cinemas.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.