X-Men: Fênix Negra traz grande problema para saga dos mutantes

Publicadohá pouco tempo
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Cuidado! Contém SPOILERS de X-Men: Fênix Negra!

X-Men: Fênix Negra está sendo divulgado como o encerramento da saga dos mutantes no cinema. Porém, traz um grande furo de roteiro na narrativa de toda franquia.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Mesmo que a saga possa ser dividida em dois universos diferentes, X-Men: Fênix Negra consegue bagunçar com as duas linhas do tempo. Acompanhe os fatos, lembrando que eles estão com spoilers.

X-Men: Primeira Classe se passa em 1962. Como é uma espécie de reboot para franquia, não tem problema. Todos os mutantes da primeira geração estão jovens e prontos para mudar o mundo.

Depois, há X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, com uma história que se passa em 1973. O filme, de maneira inteligente, consegue englobar toda a franquia e encerrar de uma forma melhor a história que começa com X-Men (2000).

Esse longa conta com um limbo em sua trama, onde sai de 1973 e vai para o futuro. Lembre-se: X-Men: Fênix Negra tem a história se passando entre esse limbo que não é apresentado em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido.

No final, X-Men: Dias de um Futuro Esquecido consegue englobar e corrigir as histórias de X-Men, X-Men 2, X-Men: Confronto Final, X-Men Origens: Wolverine e Wolverine: Imortal.

O encerramento é feliz, com Logan na escola do Professor Xavier. Lá, todos os mutantes estão felizes, no ano de 2023. Jean Grey, inclusive, está mais viva do que nunca.

Nessa linha do tempo, o aclamado filme Logan poderia ter se encaixado perfeitamente, sendo um grande encerramento para saga.

No entanto, veio o longa X-Men: Apocalipse, que se passa em 1983. O final de X-Men: Dias de um Futuro Esquecido se torna mais uma continuação e os mutantes estão na ativa na década de 80, com Jean Grey de volta, o que faz sentido.

Foca-se, então, em X-Men: Fênix Negra. O longa começa em 1975, com Jean Grey causando o acidente que mata a sua mãe e possivelmente seu pai. Depois, a história pula para 1992, onde os eventos da saga da Fênix Negra se passam.

Uma observação é que os personagens que aparecem em X-Men: Primeira Classe envelhecem muito pouco. Lembrando: se passaram 30 anos desde os eventos daquele filme.

No entanto, o grande problema vem no final. Jean Grey se sacrifica para salvar os mutantes e morre. Como ela poderia estar viva, então, em 2023, no final de X-Men: Dias de um Futuro Esquecido? E mais, como ela chega a conhecer Logan, que é, muitas vezes, movido por sua paixão por ela? Esse detalhe, inclusive, causa um furo maior ainda no roteiro.

X-Men: Fênix Negra está em cartaz nos cinemas.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio