Filmes

Críticas de Martin Scorsese à Marvel são injustas, diz criador de Watchmen

No início deste mês, o lendário cineasta Martin Scorsese iniciou um debate entre fãs, cineastas, escritores e praticamente qualquer pessoa interessada em filmes quando declarou que as produções da Marvel não são “cinema” e chegou ao ponto de comparar o gênero de super-heróis aos parques temáticos.

Desde então, Scorsese fez mais críticas, mas há muitos que discordam dele e entre eles está o criador da série de Watchmen, Damon Lindelof.

Falando com a Variety, Lindelof explicou que, como nem todos os filmes da Marvel são iguais, não é justo e um pouco impreciso agrupá-los como se fossem uma mesma coisa. Ele observou especificamente que alguns filmes da Marvel estão muito mais próximos da definição de cinema de Martin Scorsese do que parecem.

“Há um espaço nos filmes da Marvel que eles estão começando a explorar e estão começando a ser provocativos e interessantes”, disse Lindelof. “Logan ou Pantera Negra são muito próximos, na minha opinião, ao cinema e colocar todos os filmes da Marvel na mesma caixa não parece justo.”

Produções premiadas

Lindelof pode ter alguma razão em relação a Logan e Pantera Negra. Ambos os filmes pareciam ter um tipo diferente de tom do que a maioria dos outros filmes baseados em personagens da Marvel e são os dois filmes da Marvel que acabaram recebendo grandes indicações ao Oscar.

Logan foi indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado, se tornando o primeiro filme de super-herói a conseguir uma vaga nessa categoria. Já Pantera Negra se tornou o primeiro filme de super-herói a receber uma indicação de Melhor Filme, além de ter vencido outras três estatuetas do Oscar.

Scorsese realmente assistiu tantas produções da Marvel assim?

O criador da nova versão de Watchmen, da DC, sugeriu que talvez Martin Scorsese não tenha realmente visto muitos filmes da Marvel. Ele observou que há espaço para todos os tipos de filmes por aí, já que todos os gostos são diferentes.

“Estou curioso para saber quantos filmes da Marvel ele viu”, disse Lindelof. “Não gosto de ver as coisas dessa maneira. Acho que deve haver espaço para entretenimento popular, culinária indie e cinema.”

A série de Watchmen será lançada pela HBO em 20 de outubro. O programa é uma espécie de continuação para a revista em quadrinhos clássica.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.