ALERTA DE SPOILERS

Baseado no livro I Heard You Paint Houses, do escritor Charles Brandt, O Irlandês conta a história de Frank Sheeran, um assassino da máfia dos Estados Unidos. Inspirado em fatos reais, a trama dirigida por Martin Scorsese deixou os espectadores da Netflix com dúvidas sobre a cena final.

O filme traz o ponto de vista de Sheeran sobre o trabalho para máfia e o envolvimento com os sindicatos. Nessa conexão, o homem, vivido por Robert De Niro, conhece o líder sindical Jimmy Hoffa, extremamente conhecido entre os anos 1950 e 1970 nos EUA.

A amizade nada simples se transformou em uma complicada teia de relacionamentos. Ao final do filme, Sheeran, que teve o mafioso Russell Bufalino como mentor, tem que aceitar as ordens dos criminosos e matar o seu grande amigo, Hoffa.


O que, segundo os relatos do assassino, aconteceu em 1975. Na época, o líder sindical, recém saído da cadeia por fraude, era um incômodo para a máfia.

Ao final do filme, todos os mafiosos acabam presos (não pelo assassinato) e o caso de Jimmy Hoffa nunca foi solucionado aos olhos da justiça.

A versão mostrada é narrada por Sheeran. A última cena de O Irlandês mostra o assassino já aposentado e em uma casa de repouso.

Após rezar com um jovem padre, o homem pede para que o religioso não feche completamente a porta. A câmera se afasta, o personagem de Robert De Niro encara a fresta deixada e O Irlandês acaba.

O que significa a cena final?

A cena final deve gerar muitos debates. O primeiro significado a ser retirado dela é sobre o legado das próprias carreiras de Robert De Niro e de Martin Scorsese.

Uma das mensagens de O Irlandês, inclusive, é que a lealdade só existe com amor e apreciação, e não apenas poder. No entanto, para o personagem principal pode existir outra interpretação.

Durante a vida, Sheeran fez as suas apostas em Hoffa, Russell e no sindicato. No entanto, deixou a família dele de lado.

Após fazer parte da história, o que sobrou para o antigo assassino? Ele está em uma casa de repouso, sozinho e com pessoas que não sabem quem é Hoffa.

Por fim, não deixar a porta completamente fechada pode ser o sentimento de Sheeran sobre salvação – além de não perder as esperanças e esperar que as suas filhas, principalmente Peggy (que amava Hoffa), cuidem dele no final da vida.

O Irlandês está disponível na Netflix.