Filmes

Ator cotado para ser novo Superman fala pela 1ª vez e diz que quer versão “autêntica” do herói

Michael B. Jordan promete que, se ele interpretar Superman, sua versão permanecerá autêntica à história dos quadrinhos da DC. Conhecido por seus papéis em Creed e Pantera Negra, Jordan há tempos é considerado um potencial Homem de Aço.

Em 2018, o nome de Jordan foi cotado para Superman, potencialmente substituindo Henry Cavill. Em setembro, as especulações aumentaram mais uma vez quando os fãs descobriram que Jordan se reuniu com a DC para apresentar uma visão para o personagem icônico.

Dado que todos os atores que interpretaram o Superman em adaptações para o cinema foram brancos, de Kirk Alyn a Tom Welling, certamente seria uma mudança em um sentido. Mas uma olhada nas páginas da DC Comics mostra que há uma base para um Superman negro que se qualificaria como canônico.

Houve quatro versões afro-americanas diferentes do Superman. Duas delas, Sunshine Superman e Superman da Terra-D, apareceram brevemente demais para ter muita história de fundo.

No entanto, as duas outras foram personagens importantes, com histórias próprias. Criado por Grant Morrison e Doug Mahnke, Calvin Ellis fez sua estréia em 2009.

Com inspiração no ex-presidente Barack Obama e no lendário Muhammad Ali, Ellis foi apresentado como o Superman da Terra-23.

O personagem inspiraria outros super-heróis, formando sua própria Liga da Justiça. Ele também se tornaria o presidente dos Estados Unidos, muito parecido com a pessoa da vida real em que se baseava.

Jordan já havia manifestado interesse em Calvin Ellis antes. Val-Zod, da Terra-2, é outra opção digna de adaptação, no entanto.

Val-Zod tem um arco complicado e em camadas que provavelmente se traduziria bem para os cinemas.

Jordan pode ter tido essas representações do Superman em mente quando lhe perguntaram, pela MTV News, sobre os rumores persistentes de que ele pode interpretar o Superman. O ator inicialmente adotou uma abordagem mais leve, indicando que ele foi cotado para outros projetos de alto nível.

A partir daí, Jordan admitiu que está consciente da importância de permanecer fiel ao que foi estabelecido nos quadrinhos da DC.

“Qualquer coisa que eu mergulhe deve ser feita da maneira certa. Tem que ser cheio de autenticidade. Sou fã de histórias em quadrinhos, sabe? Eu entendo que os fãs ficam chateados com mudanças. Eu me sentiria da mesma maneira em relação a certas coisas. Então, apenas saiba, se eu me envolvesse em algo, seria autêntico e algo que eu sinto que as pessoas realmente apoiariam.”

Expectativa de polêmica

Jamie Foxx, que trabalhou com o ator em Luta por Justiça, parece ter uma opinião diferente com base em suas expressões faciais. Pode ser que ele acredite que Jordan, e qualquer artista negro, enfrentaria uma reação por assumir o papel de um personagem tipicamente branco.

Halle Bailey pode atestar isso, tendo recebido comentários racistas depois que ela foi escolhida como Ariel para o live-action de A Pequena Sereia, da Disney.

Olhando para além das preocupações de um subconjunto do público e puramente do ponto de vista narrativo, Calvin Ellis e Val-Zod são personagens muito distintos que brilhariam nos seus próprios filmes. A história de Ellis como presidente dos Estados Unidos pode ser particularmente impactante, se bem feita.

Dado que Jordan é um amante de quadrinhos, é uma aposta segura que ele traga sua perspectiva diferenciada para qualquer projeto do Superman que ele se junte – se ele o fizer. Permaneceria fiel ao material de origem, ampliando o escopo do universo da DC.

Você viu que Titãs está trazendo uma Game of Thrones cósmica para o DC Universe? E que a DC anunciou sua série mais BIZARRA até agora? Entenda porque Titãs funciona melhor na Netflix! Esses 8 heróis da DC tem os mesmos poderes que heróis da Marvel! Saiba quais heróis da Marvel o Asa Noturna derrota ou não! O Batman de Titãs finalmente chegou… E os fãs odiaram! Mas o herói já esteve em outras séries… Confira as melhores! Veja como Brooklyn Nine-Nine foi oficializado no universo da DC graças ao Batman e muito mais no Observatório de Séries.

A Warner Bros. atualmente ainda não conta com planos para trazer o Superman de volta aos cinemas.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.